Juara – Mato Grosso

21 de janeiro de 2025 20:36

Conheça quais Vacinas contra meningite bacteriana estão disponíveis na rede pública de Juara.

A Rádio Tucunaré apurou junto ao setor de saúde de Juara informações sobre a disponibilidade de vacinas contra meningite bacteriana após um caso grave envolvido em uma menina de 3 anos de idade, causada com a doença.

A criança foi levada em estado crítico para Cuiabá via UTI aérea, após apresentar episódios de convulsão e comprometimento pulmonar. O caso acendeu um alerta para a importância da vacinação.

De acordo com Rosilene Silva, enfermeira responsável pela sala de vacinação do Centro de Vacinação Frater Lucas, as vacinas contra meningite bacteriana estão amplamente disponíveis na rede pública municipal. “A vacina meningocócica C, indicada para crianças de 3 meses, 5 meses e o reforço aos 12 meses, assim como a meningocócica ACWY, para adolescentes de 11 a 14 anos, está em estoque tanto no centro de Saúde Frater Lucas, quanto nas unidades de saúde de Juara”, afirmou Rosilene.

Horários e aumento na procura

As vacinas podem ser aplicadas de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, com atendimento estendido até as 19h às quartas-feiras. O período de rematrículas escolares foi realizado em um aumento significativo na procura pelas doses, especialmente entre adolescentes, segundo Rosilene.

Importância da vacinação e sinais de alerta

Rosilene destacou a necessidade de manter uma caderneta de vacinação no dia para garantir proteção contra doenças graves. “Uma vacina protegida. Crianças e adolescentes que apresentam sintomas de febre alta, com dificuldade na nuca ou outros sinais graves devem ser levados imediatamente às unidades de saúde para avaliação”, orientou.

A enfermeira também reforçou que todas as vacinas oportunizadas pelo calendário nacional do Ministério da Saúde estão disponíveis no município, reiterando o compromisso de Juara com a saúde preventiva.

Diante do caso recente, as autoridades de saúde de Juara alertam para a importância da vacinação como forma de prevenir complicações graves como as enfrentadas pela menina insuficiente.

A comunidade deve procurar unidades de saúde e manter a imunização em dia para proteger suas famílias e a coletividade.

 

Fonte: Rádio Tucunaré e Acesse Notícias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.