Juara – Mato Grosso

20 de maio de 2024 08:05

[dataehoranews]

Criado há 25 anos em Juara o hemocentro (Banco de Sangue) ainda tem número baixo de doadores

Fundado a 25 anos em Juara, o hemocentro (Banco de Sangue), mesmo diante da realização de diversas campanhas através de parcerias, a unidade ainda tem dificuldades em conseguir doadores.

O coordenador do hemocentro, enfermeiro Almir Rogério explica que pela quantidade de população existente em Juara, o número de doadores cadastrados oficialmente no Banco de Sangue é de 05%, valor muito baixo para uma cidade com a quantidade de habitante que Juara tem.

Segundo o coordenador ainda há muitas pessoas que acreditam em mitos sobre a doação de sangue, e isso ocasiona em empecilho para atrair doadores, mas a equipe do hemocentro continua realizando campanha e conscientizando as pessoas para vão até o banco de sangue em horário das 07:00h às 15:00h nas segundas, quartas, quintas e sextas feiras. Nas terças-feiras, o horário somente das 11:00h às 15:00h.

A doação é um fator primordial, considerado de grande relevância na vida do ser humano, porque ajuda a salvar vidas. O hemocentro (Banco de Sangue) atende além de Juara, os demais municípios que compõem o Vale do Arinos, sendo eles Porto dos Gaúchos, Tabaporã e Novo Horizonte do Norte.

Doar sangue é um ato de amor e faz bem para a vida e para a saúde, onde ao doar sangue, a pessoa passa por uma bateria de exames feita gratuitamente.

Orientações importantes para a doação de sangue:

Antes de ir doar sangue:

  • Não vá em jejum e alimente-se com alimentos leves
  • Evite alimentos gordurosos no dia da doação
  • Hidrate-se
ETAPAS DA DOAÇÃO

Recepção e cadastro:

Para realizar seu cadastro leve consigo documento oficial de identidade com foto (RG, carteira de motorista, carteira de trabalho ou passaporte). Para a faixa etária entre 16 e 18 anos incompletos é necessário acompanhante maior de idade com documento.

Triagem clínica

Após o cadastro ocorre a triagem clínica, que nada mais é que uma entrevista feita por profissional de saúde que irá avaliar as condições de saúde da pessoa que vai doar para não colocar em risco a pessoa que vai receber.

Coleta

A coleta do sangue dura em torno de 15 a 20 minutos. Ela é feita com material esterilizado, descartável e não apresenta nenhum risco para a pessoa que está doando.

Depois de doar sangue

Faça um pequeno lanche e hidrate-se. Evite esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas, não fumar por cerca de 2 horas, evitar bebidas alcóolicas por 12 horas e não dirigir veículos de grande porte. Exercícios e práticas esportivas também devem ser evitadas logo após a doação.

Lembre-se
Mulheres podem doar sangue a cada intervalo de 90 dias, podendo fazer até 3 doações por ano. Homens podem fazer até 4 doações por ano, aguardando 60 dias de intervalo.

Fonte: Radio Tucunaré/ Acesse Noticias /Soan de Barros

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br