Juara – Mato Grosso

19 de maio de 2024 01:13

[dataehoranews]

Dezenas de artistas e artesãos participaram da 1ª Escuta Pública sobre a Lei Aldir Blanc 2 em Juara

Na tarde do último sábado, dia 04 de maio de 2024, a Divisão Municipal de Cultura de Juara reuniu os artesãos e artistas de Juara para a 1ª Escuta Pública sobre a Lei Aldir Blanc 2, onde a reunião aconteceu no Centro de Atendimento Empresarial (CAE), na Praça dos Colonizadores em Juara.

A presença do público que trabalham com artesanatos, artes, e músicas nessa 1ª Escuta Pública sobre a Lei Aldir Blanc 2 foi satisfatório, segundo disse a professora Taty Ussuna, que é conselheira de cultura e integrante da comissão da Lei Paulo Gustavo e Lei Aldir Blanc.

Ela foi a percursora que elaborou o projeto junto ao Ministério da Cultura do Governo federal, uma vez que esse recurso já está na conta do poder público municipal, e se não houvesse essa agilidade, o município de Juara perderia o recurso destinado a cultura.

A partir dessa reunião, o projeto será levado para aprovação dos vereadores na Câmara de Juara, onde eles deverão autorizar a prefeitura, através do prefeito, Carlos Sirena a efetuar o pagamento desse recurso aos artesãos e artistas locais que apresentarem as devidas documentações com todos os requisitos estabelecidos perante as Paulo Gustavo e Aldir Blanc, conforme explicou a professora Taty Ussuna.

São diversas categorias, entre elas, danças, obras literárias, músicas e artesanatos.

Para ter direito ao recurso proveniente das Leis acima citado, os interessados deverão apresentar um portfólio, ou seja, um resumo provando que estão atuando nessas áreas desde antes da pandemia do Coronavirus, que vivem dessa profissão, mesmo que tenham outra ocupação, porém, precisam provar com datas através de prints, fotos, vídeos e outros documentos, isso por pontuação de cada categoria.

Quem irá analisar esses portfólios serão pessoas de Cáceres e de Cuiabá, e se estiver tudo certo, depois da pontuação, será feito um chamamento e a execução do projeto será feito através de uma amostra na Praça dos Colonizadores em Juara.

Ao finalizar, Taty disse que Juara é uma das cidades que mais contempla artistas locais, segundo a analises de uma das colaboradoras da cidade de Cáceres que ajuda na montagem dos projetos e dos editais.

O vice-prefeito Nei da Farmácia que participou ativamente do evento disse que essa foi uma ação somatória, onde os participantes querem mostrar o valor cultural, além de obter uma renda financeira.

Já o baterista, José Erivando de Freitas, que falou com a reportagem da Rádio Tucunaré e acessenoticias disse que a 1ª Escuta Pública sobre a Lei Aldir Blanc 2 foi um grande avanço para os artistas locais.

Ela falou dos pequenos detalhes para se formalizar, mas acredita que vai conseguir o recurso do projeto, e disse que já tem um trabalho prestado a um longo período em Juara e região e possui uma agenda extensa.

Fonte: acessenoticias/radio Tucunare/Soan de Barros

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br