Na tarde do dia 09, durante o programa “Espaço Livre”, veiculado na Rádio Tucunaré de Juara, uma mulher que pediu para não ser identificada, enviou um vídeo mostrando o pescoço de sua filha de 09 anos, que brincava em frente à sua casa, no Bairro Jardim América, quando teve o pescoço atingido por uma linha de pipa.
A linha continha cerol e feriu todo em torno do pescoço da criança. A menina recebeu ajuda de pessoas que estavam próximas e também da mãe, que ficou revoltada com a situação.
A menina contou para mãe, que existem vários “moleques” que usam linhas com cerol e não se sabe, se todos são menores ou se existem maiores de idade, com o costume de soltar pipas usando linhas com cerol no bairro Jardim América.
O uso do cerol está proibido em todo o estado de Mato Grosso. Leia a lei no rodapé desta matéria.
A mãe indignada, pediu para que a reportagem da Rádio Tucunaré e site Acesse Notícias, que a reportagem desse comunicação as autoridades, para tomarem providências e evitar um mal maior.
Não é incomum a notícia de que pessoas tenham sofrido sérias lesões e até perdido a vida especialmente os motociclistas, que são surpreendidos com linhas contendo material cortante
Cerol, cortante e preparo são nomes atribuídos a mistura de cola de sapateiro com vidro moído (ou limalha de ferro ou pó de quartzo) que é aplicada em linhas de papagaios (também conhecidos como pipas) para cortar as linhas de outros papagaios no ar, numa espécie de desafio com finalidade recreativa.
O cerol é colocado diretamente na linha que será usada para empinar a pipa. A cola serve como aglomerante, enquanto o pó de vidro ou ferro serve como abrasivo. O resultado é uma linha extremamente cortante, que pode trazer riscos (inclusive de morte) para quem aplica e para quem usa a linha com cerol. Além disso, as linhas com cerol trazem riscos para a vida selvagem (em especial pássaros), para pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas de carros conversíveis e aeronaves. No Brasil, as atividades envolvendo o cerol têm seu ápice nos meses de janeiro, fevereiro, junho, julho e agosto, meses que correspondem aos períodos de férias escolares, onde é bem maior a realização de batalhas e disputas entre as crianças e adolescentes para ver quem consegue cortar a linha da pipa do outro.(Wikipédia)
Lei – Mato Grosso
LEI Nº 8.845, DE 26 DE MARÇO DE 2008 – D.O. 26.03.08.
Autor: Deputado Walter Rabello
Proíbe, no âmbito do Estado de Mato Grosso, a utilização de cerol ou qualquer outro tipo de material cortante nas linhas de pipas ou similares.
A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MATO GROSSO, tendo em vista o que dispõe o Art. 42 da Constituição do Estado de Mato Grosso, aprova e o Governador do Estado sanciona a seguinte lei.
Art. 1º Fica proibido, no âmbito do Estado do Mato Grosso, a utilização de cerol ou qualquer outro tipo de material cortante nas linhas de pipas ou similares.
Art. 2º O descumprimento desta lei implicará em apreensão do objeto e aplicação de multa no valor de 10 (dez) UPFs.x
- 1º Em caso de nova infração em um período de 02 (dois) anos a multa será aplicada em dobro. x
- 2º Sendo o infrator civilmente incapaz, o responsável legal responderá pela titularidade das reprimendas. x
Art. 3º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação. X
Palácio Paiaguás, em Cuiabá, 26 de março de 2008.
- as) BLAIRO BORGES MAGGI
Governador do Estado