Na manhã desta terça-feira, 31 de outubro de 2023, o coordenador do Hemocentro (Banco de Sangue) de Juara, enfermeiro Almir Rogério informou a reportagem da Rádio Tucunaré e acessenoticias, que os estoques armazenados no banco de sangue de Juara estão se esgotando.
O objetivo da publicação dessa matéria é informar a população que o Banco está precisando de doadores, e embora já tenha sido feito contato com alguns doadores regulares, apenas 05 apareceram até o presente momento, conforme disse o coordenador.
O coordenador pediu que os doadores regulares continuem fazendo sua doação, e outras pessoas que ainda não são doadores que compareçam no banco de sangue de Juara que atende de segunda a sexta feira sem intervalo para o almoço anexo ao Hospital municipal, e todos os tipos de sangue serão bem vindos.
É importante frisar que o hemocentro de Juara atende todos os demais municípios do Vale do Arinos, sendo Porto dos Gaúchos, Novo Horizonte do Norte e Tabaporã, e o tempo da duração de uma bolsa de sangue é de 24 meses.
As formas:
O Médico, Dr. Antônio de Pádua, diretor clinico do hemocentro falou sobre a parte técnica e frisou que uma bolsa de sangue tem a validade, classificado da seguinte forma, onde cada componente do sangue tem seu prazo de validade, sendo que as hemácias duram 35 dias; as plaquetas, 5 dias; o plasma fresco congelado, de 12 a 24 meses.
Uma pessoa do sexo masculino pode doar sangue com intervalo para doação de sangue convencional de 60 dias e para mulheres é 90 dias. Entretanto, recomenda-se que o homem doe até 4 vezes por ano e a mulher até 3 vezes por ano.