Nos últimos dias, moradores de Juara e de municípios no Vale do Arinos têm sido vítimas de golpes via Pix, nos quais bandidos utilizam diferentes estratégias para induzir as pessoas a realizar transferências falsas, resultando em prejuízos financeiros e abalo emocional.
O Sargento da Polícia Militar Valdecir Laércio, comandante do Núcleo da PM em Novo Horizonte do Norte, alerta que existe um mecanismo de segurança chamado contestação do Pix (também conhecido como o “botão de contestação”), criado para auxiliar vítimas de fraudes.
Segundo o Banco Central, ao acionar a contestação pelo aplicativo bancário, a informação é imediatamente enviada ao banco destinatário, que deve bloquear eventuais recursos existentes, inclusive valores parciais. Os bancos envolvidos têm até sete dias para analisar o caso e, se confirmada a fraude, a devolução do valor à vítima deverá ocorrer em até 11 dias após o requerimento da contestação.
A medida vale apenas para casos de fraude, golpe ou coerção, não se aplicando a situações de arrependimento, desacordo comercial ou erros involuntários no envio do Pix.
Além da contestação via app, o Sargento Valdecir orienta que as vítimas registrem boletim de ocorrência relatando o golpe junto à delegacia local, bem como procurem sua agência bancária para comunicar o ato, possibilitando que a instituição bancária adote providências cabíveis.
Vale ressaltar que esse “botão de contestação” faz parte do Mecanismo Especial de Devolução (MED), em vigor desde 2021, e agora com ferramenta de autoatendimento digital para agilizar a restituição de valores em casos de fraude.