Juara – Mato Grosso

30 de maio de 2024 15:44

[dataehoranews]

Hospital Municipal de Juara realiza Campanha de Conscientização sobre a importância de Higienização das Mãos

O Hospital Municipal de Juara realizou nos dias 07 e 08 de maio, uma importante Campanha de Conscientização de Higienização das Mãos com uma estratégia lúdica “Caixa Mágica sendo o público alvo, todos os profissionais da saúde de todos os setores do HMJ.

As atividades foram desenvolvidas no HMJ nos períodos matutino e vespertino coordenadas pelas Enfermeiras; Carla Alexandra de Souza Santos e Irma Tayna Nunes, com o objetivo de conscientizar e melhorar a prática de higienização das mãos durante a assistência ao paciente através de uma estratégia lúdica representada pela “Caixa Mágica”, no intuito de prevenir as infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) por meio da transmissão de microrganismos, visando à segurança dos pacientes, dos profissionais de saúde e de todos aqueles envolvidos com os cuidados aos pacientes.

A correta higienização das mãos faz parte dos cuidados preventivos gerais dos profissionais, que ajuda a prevenir e reduzir a transmissibilidade de doenças infecciosas. A aprendizagem sobre a higiene das mãos pode ser intermediada por estratégias lúdicas, como a “Caixa Mágica”, utilizada no intuito de criar um ambiente informativo, dinâmico, divertido, atrativo, interativo, competitivo e favorável a aprendizagem dos colaboradores a cerca do conhecimento sobre higienização das mãos, evidenciados através dos resultados obtidos durante a utilização da caixa.

Durante a dinâmica, foi ensinado aos participantes a maneira correta de higienizar as mãos, conforme o Ministério da Saúde, foi utilizado luminol a base de álcool (produto que, quando exposto à luz negra, ilumina as áreas atingidas), que por meio da aplicação do produto nas mãos, era visualizado de forma bem prática se a “lavagem das mãos” foi eficaz, pois dentro da caixa a luz negra evidenciava os locais em que o álcool não foi bem passado.

Todos os anos, a correta higiene das mãos salva milhões de vidas. Desse modo, a higienização das mãos é, sem dúvida, o ato mais simples, mais eficaz e de maior importância na prevenção e combate da disseminação da infecção, devendo ser praticada por todos sempre no início e no término de qualquer procedimento para maior segurança do paciente.

Fonte: Diretoria de imprensa da prefeitura de Juara

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br