Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade de Juara, no Mato Grosso, registrou um aumento significativo no seu PIB per capita, marcando uma reviravolta econômica notável em comparação aos anos anteriores.
Este aumento é um indicador de que a produção de bens e serviços na cidade, dividida pelo número de habitantes, cresceu, refletindo um avanço econômico.
Esse aumento notável pode ser notado desde 2018, quando ano a ano veio ganhando posições mais expressivas no ranking.
A reportagem da Rádio Tucunaré e site Acesse Notícias, realizaram uma análise técnica junto ao IBGE para analisar os índices registrados.
Historicamente, a cidade de Juína sempre se destacou por suas vantagens econômicas sobre Juara e devido a semelhança nas atividades econômicas e populacional as comparações sempre foram feitas. No entanto, é notório que ambos os municípios ocupam posições importantes na economia do Estado.
Em 2018, Juína ocupava a 25ª posição no Estado de Mato Grosso e a 778ª no Brasil, enquanto Juara estava em 35º lugar no Estado e na 921ª posição nacional.
Em 2020, Juína ocupava a 31ª posição no Estado de Mato Grosso e a 799ª no Brasil, enquanto Juara estava em 36º lugar no Estado e na 852ª posição nacional. No entanto, em 2021, essa situação mudou significativamente. Juara avançou para a 34ª posição no estado, ultrapassando Juína, que ficou em 35º lugar.
No ranking nacional, Juara passou a ocupar a 816ª posição, enquanto Juína caiu para a 836ª. Esses dados são corroborados pelo IBGE e podem ser conferidos em seu site oficial.
Veja gráfico
- Juína – Estado: Linha azul sólida
- Juara – Estado: Linha vermelha sólida
- Juína – Nacional: Linha azul tracejada
- Juara – Nacional: Linha vermelha tracejada
Em outro olhar, as cidades do Vale do Arinos vêm se aproximando e também alcançando destaque no ranking.
Porto dos Gaúchos em 2020 ocupava a posição de 42º lugar com índice de PI Per Capita no Estado e Tabaporã 55° lugar.
Em 2021 Porto dos Gaúchos salta para 37° e Tabaporã 36° lugar, ou seja, ambos municípios do Vale do Arinos deram saltos importantes no ranking e no contexto regional, Juara, Tabaporã e Porto dos Gaúchos elevam o Vale do Arinos como região economicamente mais relevante, atraindo cada vez mais investimentos. O Vale do Arinos é a bola da vez no estado de Mato Grosso.
O progresso de Juara pode ser atribuído a uma série de esforços para atrair novos investidores e promover investimentos na infraestrutura da cidade.
A melhoria em saneamento básico, serviços em saúde pública e privada e demais outros setores essenciais, com investimentos em educação criando um ambiente mais favorável para o desenvolvimento econômico.
Tais investimentos não apenas melhoraram a qualidade de vida dos moradores, mas também tornaram a cidade mais atraente para empresas e investidores, resultando no aumento do PIB per capita.
Essas iniciativas, alinhadas com políticas públicas eficazes e um planejamento estratégico, foram fundamentais para o crescimento econômico de Juara, que agora desponta como um exemplo de desenvolvimento regional no estado de Mato Grosso.