Na tarde desta segunda-feira, 31 de março, uma operação do SEMA-MT gerou revolta entre produtores rurais da região de Juara. De acordo com informações apuradas pela reportagem da Rádio Tucunaré, agentes do órgão federal adentraram a Fazenda “Cantagalo”, localizada na região conhecida como “Porta do Céu”, sentido Juara ao Distrito de Paranorte, e atearam fogo em três máquinas pesadas – entre elas uma skidder e duas pá carregadeira –, que ficaram completamente destruídas.(veja video abaixo)
Segundo testemunhas, o proprietário da fazenda, que reside no estado do Paraná, estava realizando o processo de limpeza de pastagem, prática conhecida como “aleitamento de juquira”, em área considerada muito suja , com vegetação densa.
A presença da equipe do SEMA-MT pegou todos de surpresa, e a destruição das máquinas teria ocorrido sem qualquer diálogo ou tentativa de mediação, segundo produtores relataram em redes sociais.
O fogo das máquinas queimadas gerou densa fumaça e preocupação ambiental, já que a combustão de materiais industriais pode liberar substâncias tóxicas no meio ambiente, provocando poluição significativa na região. Essa é um discussão antiga.
A Rádio Tucunaré tentou contato com o proprietário da fazenda para obter uma declaração, mas até o momento não obteve retorno.
Já nas redes sociais, circulam vídeos do ocorrido que aumentaram ainda mais a indignação da comunidade local. Produtores rurais manifestam insatisfação com os métodos de fiscalização, que classificam como abusivos e desproporcionais.