Juara – Mato Grosso

24 de junho de 2024 19:05

[dataehoranews]

Juara: Diretoria do SISMUJ reúne com Prefeito, Secretários e vereadores a portas fechadas para pedir concurso público. Confira

Foto: Anderson reis

Na manhã deste dia 10, uma reunião foi realizada no gabinete do prefeito de Juara, Carlos Sirena, com a presença de vereadores, secretário de saúde, diretora do hospital Municipal e o Sindicato dos Servidores Públicos de Juara (SISMUJ).

A reportagem da Rádio Tucunaré foi convidada para cobrir o evento, assim como os demais órgãos de imprensa de Juara, dois dias antes, mas no momento de iniciar reunião a advogada do sindicato, Amanda Collet, quis a privacidade da reunião, e assim, exigiu a retirada dos órgãos de imprensa para que a reunião pudesse acontecer, muito embora o assunto seja público, de interesse público, a mesma não concordou com a presença da imprensa, por motivos não justificados.

Diante dessa exigência, o prefeito Carlos Sirena, para evitar constrangimentos, solicitou a saída dos repórteres presentes e prometeu conceder uma entrevista ao final para explicar o tema tratado.

Após o término da reunião, o prefeito Carlos Sirena concedeu uma entrevista à Rádio Tucunaré para esclarecer os assuntos discutidos.

Segundo entrevistados presentes na reunião, informaram a reportagem, o SISMUJ quer, como pauta principal, a realização do Concurso público, e de acordo com a interpretação de sua atual gestão, entendem que, com a realização do concurso deverão arrecadar mais para os fundos da Previdência e evitar futuros déficits.

Não existe nenhum déficit nos fundos da previdência dos servidores, é apenas uma preocupação sobre uma suposta e eventual necessidade de maior arrecadação para os fundos. Porém, de acordo com a interpretação da diretoria, acreditam que o concurso público seja a solução, mas essa crença encontra controvérsia, enfim, este foi o maior pedido, por isso a reunião com o Prefeito Carlos Sirena.

Ocorre que em ano eleitoral os prazos de contratação e realização de concurso são rigorosos e nessa altura não há tempo hábil para um concurso público além de outros apontamentos.

O Prefeito Carlos Sirena, após explicar as questões legais e financeiras da Prefeitura de Juara para justificar a não realização do Concurso Público, relatou a reportagem da Rádio Tucunaré, de forma pontual, a sua resposta ao Sindicato:

  1. Previdência e INSS: O prefeito informou que a previdência municipal tem 113 milhões de reais em caixa, destacando a importância deste fundo para a aposentadoria dos servidores. Além disso, a prefeitura continua pagando parcelas atrasadas do INSS, demonstrando seu compromisso com a regularização fiscal.
  2. Valorização dos Servidores: Carlos Sirena mencionou várias medidas adotadas pela gestão para valorizar os servidores, incluindo reajustes salariais anuais (RGA), redução de carga horária para pais de filhos deficientes, aumento no valor de gratificações (RT), licença maternidade de seis meses e o pagamento pontual dos salários. Ele ressaltou que a rede municipal quase igualou o salário com o estado.
  3. Concurso Público e Processo Seletivo: Embora não haja previsão para a realização de um concurso público neste ano, será realizado um processo seletivo para substituir vagas temporárias. O prefeito destacou que a gestão sempre manteve um bom diálogo com o sindicato e os servidores, priorizando o entendimento e a colaboração.
  4. Compromisso com os Servidores: O prefeito enfatizou que a gestão tem se preocupado com a estrutura da cidade e com todas as secretarias, mas sem deixar de lado os servidores públicos. Ele reafirmou que, ao longo de seu mandato, a porta sempre esteve aberta para discussões e negociações com o sindicato e os servidores.

Importância do Diálogo e Cumprimento da Lei: Carlos Sirena reforçou que, apesar das limitações impostas pelo ano eleitoral, a administração continua comprometida em cumprir a lei e manter um diálogo aberto com os servidores. Ele concluiu destacando que a gestão seguirá trabalhando para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos de Juara até o final do mandato.

O prefeito reconhece a importância do concurso público, explicando que este ano será realizado um processo seletivo para substituir vagas temporárias.

O servidor que está me ouvindo sabe que sempre tentamos manter um bom diálogo com o sindicato. Fizemos grandes benefícios ao longo desses anos, e nossa porta sempre esteve aberta para discutir e resolver as questões dos servidores. Continuaremos fazendo o possível para melhorar a qualidade de vida das pessoas que aqui moram até o final do nosso mandato”, afirmou Carlos Sirena.

Ao final, após explicações do gestor, a reunião se findou sem nenhuma contestação, pois as justificativas para a não realização de um concurso público foram apresentadas.

Fonte: Rádio Tucunaré e Acesse Notícias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br