Juara – Mato Grosso

17 de janeiro de 2025 17:22

Mato Grosso é o maior confinador com 1,383 milhão de bovinos. Juara está em 3° no Estado

Worker of contemporary kettlefarm taking care of dairy cows in stable and feeding them -Por Pressmaster ENVATO

A pecuária de corte teve um 2021 para entrar na história do setor. Por esse motivo aconteceu a alta do número de criação de bovinos em confinamento no país.

O Censo de Confinamento DSM 2021, apontou 6,5 milhões de bovinos nesse sistema, com alta de 2% em relação ao ano anterior, quando identificou 6,4 milhões de bovinos confinados e 37% a mais, que no ano de 2015, quando a pesquisa começou a fazer esse levantamento e contabilizou 4,7 milhões de bovinos nesse sistema de confinamento.

Se os custos de produção, principalmente do milho, não atingirem os máximos históricos, o número de animais poderá ser ainda maior. Os criadores conseguiram superar esses desafios de custo à medida que a arroba do gado se valoriza, o que levou a operações de engorda intensiva.

Os estados que mais cresceram em número de animais confinados em 2021 com relação ao ano anterior foram:

1- Mato Grosso, que passou de 1,363 milhão para 1,383 milhão (1%), liderando o ranking;

2-São Paulo, que cresceu 17%, passando de 959 mil para 1,122 milhão, assumindo a segunda posição;

3-Mato Grosso do Sul, que subiu de 753 mil para 798 mil animais (6%).

Mato Grosso é o maior confinador e atingiu 1,383 milhão de bovinos

No estado de Mato Grosso, houve um aumento de 1% em relação ao ano anterior, passando de 1,363 milhão para 1,383 milhão de cabeças de gado em regime de confinamento.

Seu território é responsável pela criação do maior rebanho bovino do país. Em um ano, o rebanho mato-grossense cresceu 1,624 milhão de cabeças e hoje é de 32.788.192 cabeças. Este é um novo recorde para o campeão da pecuária do país. Levando em conta a estimativa populacional do IBGE de 2021 para Mato Grosso, são 9 vacas por morador.

Os 10 maiores municípios em número de rebanho concentram 25% ou um quarto de toda produção pecuária e um quinto dos estabelecimentos rurais de Mato Grosso.

Ao todo Mato Grosso tem 108.315 propriedades que criam gado no Estado.

Cáceres é o maior produtor do Estado e possui rebanho de 1.168.663, distribuídos em 3.133 propriedades.

Em seguida vem Vila Bela com 1.067.739; depois Juara, Juína, Alta Floresta, Colniza, Vila Rica, Pontes e Lacerda, Nova Bandeirantes e Aripuanã.

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.