Juara – Mato Grosso

20 de maio de 2024 07:55

[dataehoranews]

Na Campanha Dezembro Vermelho equipe do CTA/SAE de Juara constatou com HIV

A equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Atenção Especializado (CTA/SAE) de Juara realizou orientações para gestantes e várias ações preventivas de saúde, além dos testes rápidos durante a Campanha denominada “Dezembro Vermelho” no dia 01 de dezembro, considerado Dia Nacional de Combate a AIDS.

Segundo a Cristiane Ávila enfermeira coordenadora do CTA/SAE, ao fazer um exame de teste rápido em uma pessoa que passava pelo local da campanha e foi convidada para colher sangue, foi confirmado o resultado positivo de HIV nessa pessoa que não teve o nome relevado por questões de ética profissional.

Com isso, a coordenadora reforçou que é necessário a prevenção, uma vez que o número de pessoas contaminadas com as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) tem aumentado, não somente em Juara, mas nos 04 municípios que compõem o Vale do Arinos.

Uma das orientações mais corriqueira é sobre os cuidados na hora de praticar o ato sexual. Cristiane sempre usa esse bordão, ‘Quem vê cara não vê coração’. Então é necessário muito cuidado, uso de preservativo é essencial, tanto para a pessoa do sexo masculino, quanto para o feminino, alertou a coordenadora.

A Cristiane Ávila enfermeira coordenadora do CTA/SAE explica que, caso a pessoa que teve uma relação sexual sem proteção deve procurar os Serviços Ambulatoriais de Atenção Especializada em HIV e Aids o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

Outro fato é, após a relação sexual sem camisinha, é recomendado que a pessoa consulte o clínico geral, ginecologista ou urologista para que seja feita uma avaliação clínica, sejam solicitados exames de sangue e nas genitais e seja iniciado o tratamento mais adequado, caso seja necessário. Além disso, no caso das mulheres, é recomendado tomar a pílula do dia seguinte.

Conforme as orientações da coordenadora, as relações sexuais sem proteção podem ter como consequência uma gravidez não desejada ou uma infecção sexualmente transmissível, que pode causar sintomas como sangramento fora do período menstrual, dor ou ardor ao urinar, saída de pus pela vagina ou pelo pênis, ou dor durante a relação sexual.

Fonte: Radio Tucunaré/ Acesse Noticias /Soan de Barros

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br