Juara – Mato Grosso

20 de abril de 2024 06:50

[dataehoranews]

No Dia do Consumidor Procon de Juara promoveu palestras de orientação

O PROCON de Juara promoveu uma palestra de orientação a Comerciantes e consumidores nesse dia 15, Dia do Consumidor, no plenário da Câmara Municipal.

A Advogada Nathalia Junglaus entrevista rádio Tucunaré, explicou que a sua palestra foi voltada a orientar os consumidores No que diz respeito à seus direitos e como fazer com que seus direitos sejam cumpridos. Ela acredita que atingiu a finalidade em demonstrar e assim comemorar o Dia do consumidor.

É muito importante que as pessoas conheçam seus direitos e na questão comercial, quando o consumidor conhece a lei que o protege, muito problemas são evitados, lembrou.

Outra informação é que o PROCON não consegue impor nenhuma decisão para empresas mas tenta resolver amistosamente e não conseguindo, uma ação judicial é necessária.

A outra advogada Andiely Renata Teruel Deon ministrou uma palestra que visou mostrar a importância do empresário fazer um atendimento respeitando o código de consumidor ou seja aplicando no seu dia a dia os direitos do consumidor e assim, tentar evitar ao máximo práticas abusivas que podem levar a processos administrativos no PROCON ou depois um processo judicial.

O código não estabelece com exatidão o que seria prática abusiva, mas existem exemplos de situações que violam os princípios do código e citou a troca de produtos na prateleira e esquecer um produto com valor antigo e oferecer ao cliente um produto com valor atualizado, citou Andiely.

Todas as vezes que um consumidor tiver dúvida ou reclamação deve procurar o Procon para que o órgão possa intervir na questão e existe o prazo de até 90 dias para fazer a reclamação.

Fonte: Rádio Tucunaré e Acesse Notícias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br