No dia 21, durante o quadro de entrevistas do Repórter Tucunaré, a Rádio Tucunaré recebeu a secretária municipal de saúde, Maísa Figueiredo, o diretor técnico do Hospital Municipal, Dr. Áureo Renan, a coordenadora da Atenção Básica, Larissa Sastre, e Arlete Ramos, da Vigilância Ambiental.
Um dos principais temas abordados foi a implantação do novo território estendido de atendimento nas unidades de saúde, uma medida que já demonstra resultados positivos para a população de Juara.
A secretária Maísa destacou que o novo modelo de atendimento, que vai das 17h às 23h, foi adotado como estratégia para desafogar o Hospital Municipal, que veio prejudicado com a superlotação, principalmente devido ao aumento de casos de dengue, zika e chikungunya.
Com esse novo horário, mais de 1.500 atendimentos foram realizados apenas no mês de fevereiro, o que representou um colapso expressivo para a unidade hospitalar.
De segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, as unidades continuam operando com atendimentos agendados e organizados conforme o sistema da Atenção Básica. Já no novo turno estendido (das 17h às 23h), qualquer cidadão de Juara pode procurar atendimento, mesmo não sendo da unidade correspondente ao seu bairro. Aos sábados, o atendimento ampliado funciona das 13h às 23h, mantendo a proposta de oferecer uma alternativa fora do horário comercial.
Segundo a secretária, essa ampliação no atendimento não sofreu obras estruturais, pois a unidade onde funcionava a UPA foi adaptada e suportou bem a demanda.
O impacto foi tão positivo que, sem essa mudança, os pacientes atendidos à noite ficaram lotados ainda mais no Hospital Municipal, gerando desgaste nos profissionais e nos próprios usuários do sistema.
A medida foi bem recebida pela população e já faz parte da restrição geral da saúde pública municipal.
A expectativa é de que, com a manutenção do novo horário, os serviços se tornem ainda mais humanizados e resolutivos para todos os usuários do SUS em Juara.