Juara – Mato Grosso

11 de setembro de 2024 07:20

Patrulha “Maria da Penha” Atende Mais de 60 Mulheres Vítimas de Violência em Juara

Mais de 60 mulheres vítimas de violência foram atendidas pela equipe da Patrulha Maria da Penha do 21º Batalhão da Polícia Militar em Juara, de acordo com um balanço fornecido à reportagem da Rádio Tucunaré e Acesse Notícias, durante uma entrevista com a 3ª Sargento PM Helena Portela, que comanda a Patrulha Maria da Penha.

Segundo a sargento Helena, o número de mulheres vítimas de violência pode ser ainda maior, considerando que muitas acabam não registrando a ocorrência na Polícia Judiciária Civil. As ações da Patrulha funcionam em parceria com o Ministério Público. Quando a mulher, vítima de violência, registra um Boletim de Ocorrência (B.O) na delegacia de Polícia Judiciária Civil e solicita uma medida protetiva, o Ministério Público, por meio do Judiciário, encaminha o documento para a Patrulha Maria da Penha.

A partir desse momento, com base nas especificações da medida protetiva, a equipe da Patrulha faz todas as orientações necessárias à vítima, perguntando se ela deseja ou não aceitar o acompanhamento. Em algumas ocasiões, a vítima acaba recusando o acompanhamento, muitas vezes por vergonha ou constrangimento, conforme explicou a 3ª Sargento Helena.

A sargento destaca a importância desse acompanhamento, lembrando que a presença de uma viatura da Polícia Militar em frente a uma residência não significa necessariamente que a pessoa fez algo errado. Pelo contrário, o papel da Polícia Militar é prevenir e oferecer segurança à população.

Além disso, a equipe da Patrulha Maria da Penha realiza palestras educativas nas unidades escolares do município como uma medida preventiva. A denúncia registrada pela vítima é crucial, assim como o acompanhamento proporcionado pela medida protetiva. Caso o agressor seja flagrado descumprindo a medida, ele será encaminhado para responder legalmente perante a justiça.

Fonte: acessenoticias/radio Tucunare/Soan de Barros

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.

Mais recentes

Siga-nos

Feito com muito 💜 por go7.com.br