Em uma ação de cumprimento a mandados de prisões em flagrante por crimes ambientais, a Delegacia Especializada do Meio Ambiente (DEMA) em parceria com a Polícia Judiciária Civil de Porto dos Gaúchos prendeu no último dia 30 de outubro, quarta-feira, dois homens no interior do município de Porto dos Gaúchos.
Eles são acusados pela prática de crime de porte ilegal de arma de fogo e desmatamento ilegal.
Um dos suspeitos preso, um homem de 53 anos de idade poderá responder pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, e com ele foram encontrados munições de uso permitido, uma espingarda de pressão calibre 5.5 modificada para calibre 22, uma garrucha calibre 32, 13 munições calibre 22 e 02 munições calibre 32.
A outra pessoa presa, um jovem de 23 anos de idade estava realizando desmatamento ilegal com a utilização de motosserra, que também foi apreendido durante a operação, cuja ação de investigações foi realizada na fazenda Nova Pátria em Porto dos Gaúchos.
O proprietário da fazenda, segundo a Polícia já havia sido notificado, estava embargada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) por conter irregularidades ambientais, que segundo as investigações foram apontadas indícios de que o mesmo estaria sobre embargo, e mesmo assim, a propriedade continuava exercendo normalmente as atividades pecuária.
A delegada, Dra, Luceni Ferreira Santana de Porto dos Gaúchos atuou os presos em flagrante delito e frisou que a finalidade é proteger o Meio Ambiente garantindo que as leis e fiscalizações sejam cumpridas para preservar o a flora e punir aqueles que desrespeitar a legislação ambiental.