Juara – Mato Grosso

12 de abril de 2024 23:32

[dataehoranews]

Ponte de Concreto para Rio dos Peixes/Itapaiúnas: vídeo mostra necessidade pela Segurança e Sustentabilidade de Juara

Foto: Marli Souza

Juara, um município estratégico de Mato Grosso, enfrenta desafios que impactam diretamente sua economia e segurança: a necessidade de substituição das pontes de madeira por estruturas de concreto.

O agronegócio é um dos principais setores da economia local, abrangendo desde a extração de madeira até o transporte de gado de corte e leite. Estas atividades são vitais para o município e dependem, inevitavelmente, de uma infraestrutura rodoviária eficaz.

A ouvinte da Rádio Tucunaré Marli Souza, fez um vídeo e enviou a reportagem para mostrarmos o trânsito sobre a ponte de madeira sobre o Rio dos Peixes sentido Itapaiúna, onde 03 carretas bitrem articulada e carregada de tiras ocupam a ponte.

As pontes de madeira, apesar de serem parte icônica da paisagem local, apresentam riscos significativos. Principalmente na época das águas, é comum que cargas importantes acabem “navegando” rio abaixo devido ao desgaste e ruptura dessas estruturas. Além disso, o custo de manutenção é alto, afetando tanto o orçamento municipal quanto estadual. Em Juara, a manutenção de pontes menores é responsável por uma parte significativa dos gastos públicos.

Um caminhão bitrem articulado, frequentemente utilizado para o transporte de toras de madeira, possui uma tara que varia entre 18 a 25 toneladas. Carregado, pode alcançar até 57 toneladas, o limite legal. Imagine então o impacto desses pesos em estruturas já debilitadas!

Através do vídeo amador (abaixo da matéria), é possível ouvir os estalos do madeiramento da ponte com o peso que está suportando em estimativa de 170 toneladas.

O governo do Estado tem iniciado a substituição por pontes de concreto, mas a lentidão desse processo preocupa. Em um estado vasto como Mato Grosso, a agilidade é vital para garantir que Juara e municípios vizinhos possam continuar a crescer de forma sustentável.

Conclusão

Juara precisa de mais pontes de concreto, não apenas para sua segurança, mas também para garantir o fluxo eficiente de sua economia. O investimento inicial pode ser alto, mas os benefícios a longo prazo, desde a redução dos custos de manutenção até a segurança dos transportes, fazem da substituição uma decisão acertada e urgente.

Fonte: Rádio Tucunaré e Acesse Notícias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br