Juara – Mato Grosso

25 de julho de 2024 15:18

Povos indígenas relata entrada de pessoas estranhas sem permissão em território Indígenas

Foto enviado por representantes da Aldeia Kaiabi

Um fato que ocorreu em 26 de janeiro de 2023 volta a se repetir em junho deste ano de 2024, quando pessoas estranhas estão entrando sem a devida permissão em terras indígenas em Juara.

Em janeiro do ano passado, quando ainda ocupava o cargo de Cacique, Dionísio Marayup Kaiabi da etnia Kayabi relatou a reportagem da Rádio Tucunaré e acessenoticias, uma suposta invasão nas terras indígenas ocorrido na tarde de última quinta-feira, dia 26 de janeiro de 2023, onde pessoas estranhas estariam retirando terras nas áreas indígenas sem a devida permissão.

Segundo Dionísio Marayup, aquela foi a primeira vez que isso aconteceu, e que providências seriam tomadas, bem como colocação de uma porteira na entrada da aldeia para evitar esse acontecimento.

“A gente sabe que existem muitas pessoas boas, e não está generalizando o caso, mais que já fica avisado que todas as providencias serão tomadas no sentido de proteger a Nação Indígena”, disse na época do fato.

Em junho deste ano, Dionísio Marayup disse que o fato voltou a se repetir, e que os indígenas tem percebido a presença de pessoas estranhas sem autorização transitando nas terras indígenas, com intenção ainda incerta.

“Nós não vamos fazer nada de mal, caso entramos essas pessoas, porém, elas serão detidas até a chegada da Polícia Civil e de autoridades federais para que sejam tomadas as providências e esclarecidos os fatos, porque a gente vive de bem com as pessoas, e jamais os povos indígenas pensa em fazer mal a ninguém, mas não podemos deixar que pessoas sem autorização e sem motivos entrem em nosso território”, explica Dionísio Marayup.

Ele fez uma alerta para que essas pessoas não entrem mais nas áreas indígenas sem autorização para evitar transtorno, porque o objetivo não é prejudicar ninguém, e nem mesmo causar conflito e pede a compreensão de todos.

Fonte: acessenoticias/radio Tucunare/Soan de Barros

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br