A reportagem da Rádio Tucunaré e site Acesse Notícias apurou que Juara terá, neste fim de semana, mais uma edição do tradicional Kalunga, que chega ao seu 12º ano reunindo cultura afro-brasileira, dança, arte, esporte e formação. A programação começou a ser realizada no dia 21 e se encerra hoje,22 de novembro, na Praça dos Colonizadores e no CRAS/Praça Central, com atividades abertas ao público.
O evento começou na sexta-feira, dia 21, às 18h, com a Roda de Abertura, seguida da Abertura Oficial, que incluiu mesa de autoridades, execução do Hino Nacional e apresentação de Dança Afro pela Academia Espaço Feminino. Ainda na noite de sexta-feira, foi exibido o filme-documentário “Afro – Uma Jornada pela História dos 11 anos do Kalunga com a Capoeira como Mediadora”, que resgata a trajetória e impacto sociocultural do projeto na cidade.
A programação segue hoje, sábado, 22/11, a partir das 8h, no CRAS/Praça Central, com o curso ministrado pelo Instrutor Simpson (CNP) sobre Introdução ao Maculelê. O momento contará com a participação do Mestre Bicudo, responsável pelo alinhamento e composição da bateria Urucongo Capoeira. À tarde, o público poderá acompanhar a Apresentação Cultural – Puxada de Rede, às 15h, seguida da Roda de Aquecimento às 15h30.
O encerramento acontece entre 16h e 18h30, com o tradicional Batizado e Troca de Graduação dos praticantes de capoeira, momento marcante para alunos, familiares e toda a comunidade que acompanha o crescimento do projeto Kalunga.
O evento reforça o compromisso de Juara com a cultura, inclusão e valorização das tradições afro-brasileiras, atraindo crianças, jovens e adultos para atividades que unem arte, educação e cidadania.





































































