Juara – Mato Grosso

26 de abril de 2024 15:21

[dataehoranews]

Displicência: Conheca os índices da população de Juara por faixa etária e comportamento em relação ao calendário de vacinas

Freepix

Com a chegada aos poucos da vacina contra o COVID 19, a ansiedade da população aumenta em querer conhecer quando chegarão as vacinas para cada faixa etária.

Não existe nenhuma previsão oficial para a vacinação, embora circulem pelas redes sociais tabelinhas com datas de vacina, mas são dados considerados falsos pelas autoridades de saúde.

As vacinas são distribuídas pelo Ministério da Saúde aos Estados, que realizam a distribuição aos escritórios regionais de saúde, para então, entregar a cada município de sua abrangência, as doses de vacinas, respeitando mapa, com a quantidade e a faixa etária contemplada.

O município realiza a aplicação da vacina.

Uma dúvida recorrente é saber como é feito o cálculo para saber quantas pessoas existem por faixa etária.

De acordo com as explicações dos gestores em Saúde Pública, o Ministério possui mapeamento desses dados, sabendo-se número de nascidos vivos, mortos, causas mortis, faixa etária, enfim, no site do DATASUS é possível encontrar dados sobre os municípios, bem como as estimativas populacionais.

No caso de Juara, a estimativa é de que tenha 35.1340 habitantes e cada faixa etária possui também um registro conforme tabela abaixo.

Pouco interesse nas vacinas

Para se ter uma ideia da quantidade de pessoas que receberam vacinas no sistema Público em Juara no ano de 2020, de acordo com dados de pesquisa no DATASUS, nota-se claramente que a procura pelas vacinas nas idades mais adulta e idosa é baixa, em relação ao número de habitantes.  Mas esses dados também são ruisn quando observamos desde os recem nascidos.

Pessoas que não recebem vacinas são mais vulneraveis a doenças. Abaixo a população por faixa etária mais adulta, que recebeu vacinas (diversas) em 2020 e compre com a quamtidade de pessoas por idade. Conclusão a maioria não faz questão de manter a carteira de vacinação em dia.

Segundo especialistas, as vacinas elevam o potencial de ação da nossa imunidade. Na medida em que envelhecemos, ocorre a chamada “imunoscenessência”, que consiste em mudanças pelas quais o sistema imunológico passa e podem enfraquecer a capacidade de se defender de infecções, tumores e doenças autoimunes.

Um idoso vacinado, caso apresente a gripe, por exemplo, será menos impactado pelo vírus e reduzirá as chances de ter complicações decorrentes da doença, como ataques cardíacos e derrames.

Tomando a vacina anualmente, como é indicado, o idoso estará sempre protegido. Isso porque a cada ano muda a formulação da vacina para que ela possa cobrir e combater as novas cepas de vírus circulantes — H1N1, H3N2 e tipo B.

Pessoas vacinadas tem o sistema imunológico mais protegido. E você? Como está o seu carteirinha de vacinação? Suas vacinas estão em dia ?

 

Fonte: Rádio Tucunaré e Acesse Notícias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br