Juara – Mato Grosso

27 de maio de 2024 21:53

[dataehoranews]

Alerta: vendedores de filtro estariam fazendo teste irregular da água em residências de Juara

Moradores de Juara reclamaram nas redes sociais, em veículos de comunicação da cidade e na própria prefeitura do município, sobre um suposto monitoramento da água, feito por uma equipe desconhecida na cidade e que, além de pedir para fazer o teste do liquido nas residências, também ofertam filtros para vender.

Nossa reportagem foi atrás das informações e descobriu que esses “vendedores” estariam chegando nas residências e oferecendo esse suposto teste, usando um produto chamado Hidroazul, que é um reagente para análise de PH da água, segundo especialistas, usado para conferir o PH em piscinas, não em água para consumo humano.

O químico Guilherme Ricieri Vendrametto, responsável pelos laboratórios da empresa Águas de Juara, explicou que a empresa faz um acompanhamento da água que é distribuída na cidade, coletando mensalmente, 45 amostras em locais diferentes, sem, no entanto, necessitar adentrar aos muros das residências, coletando o liquido a partir dos cavaletes, já que a água a partir dali, passa a ser de responsabilidade do proprietário do imóvel.

Guilherme explica que todas as coletas são feitas em hospitais, escolas, áreas de bastante movimentação e alguns casos,em residências. O material é coletado e levado para o laboratório da empresa para ser analisado.

Ele explica que na água coletada é verificado se existem coliformes fecais, cloro, o PH, turbidez, cor e bactérias heterotróficas.

Com relação aos vendedores que estariam realizando esses “testes” nas residências de Juara, o químico diz que não são habilitadas, sem capacitação para esse tipo de serviço.

O químico orientou que os moradores não deixem entrar nas residências, pois não se sabe se é uma pessoa de boa índole ou não e que isso é uma atitude fora da normalidade e que a empresa faz tudo dentro das normas da Vigilância Sanitária Ambiental e dentro das exigências das leis.

A bióloga Fernanda Vez, responsável pelo Laboratório Municipal de Monitoramento da Qualidade da Água para Consumo Humano no Vale do Arinos, explicou que a é feita a coleta de amostra de água mensalmente e que sempre o produto é retirado quando chega no cavalete, nunca dentro das residências e que

Ela explica que o laboratório é uma extensão do Lacem de Cuiabá e que o que fazem é monitorar a empresa Águas de Juara, num monitoramento que é feito dentro dos padrões exigidos pela Vigilância.

Fernanda explicou que, durante o ano de 2019 não houve nenhuma alteração na água que é distribuída na cidade de Juara, com de uma mudança na turbidez da água, que ocorreu no mês de setembro.

Fonte: Diretoria de imprensa da prefeitura de Juara

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br