Decido o momento de pandemia do novo coronavirus (Covid 19) em que todas as notícias foram veiculadas sobre essa doença, pouco se ouviu falar nas outras doenças eu também são contagiosas e oferecem sérios riscos a saúde das pessoas.
“Não podemos esquecer que as Infecções Sexualmente Transmissiveis (ISTs) existem e estão presentes, porém, como não foram realizadas as campanhas tradicionais, algumas pessoas acabaram esquecendo-se do fator prevenção, e com isso, o número de pessoas com ISTs aumentaram em Juara”, afirmou a Cristiane Ávila, coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE) de Juara.
Ela destaca que é preciso manter vigilante com todos cuidados necessários, porque portadores do HIV e Hepatite é grande no município, e isso é um fator preocupante, até porque muitos pacientes com sintomas da doença iniciam o tratamento e depois param, e isso prejudica ainda mais a saúde da pessoa. Essas pessoas precisam tomar constantemente os medicamentos retrovirais para evitar a baixa imunidade e desnutrição.
Tivemos várias gestantes também com HIV entre outras pessoas também com hepatite B tanto em Juara como no Vale do Arinos em que o CTA/SAE faz acompanhamento.
A classe idosa, segundo a enfermeira tem se cuidado mais com sua saúde, mas reforçou o convite para sociedade jovem procurar o CTA/SAE e fazer os exames rotineiros de prevenção contra essas doenças. Para os pacientes que já contraíram o vírus essas doenças, os tratamentos são de formas gratuitas.
Ouça aqui a entrevista da enfermeira Cristiane Avila do CTA/SAE de Juara: