Juara – Mato Grosso

12 de julho de 2024 14:35

Eleição para direção das escolas municipais de Juara terá 13 candidatos

As inscrições para os servidores disputarem o cargo de diretor e coordenador das escolas municipais terminaram no último dia 23 de novembro. As vagas foram abertas para onde não houve candidato lotado da própria unidade. A data da eleição está marcada para o dia 10 de dezembro. Para o cargo de direção, a votação será aberta para a comunidade escolar e ao cargo de coordenação, somente os professores da rede poderão votar.

A secretária municipal de educação, Fernanda Alves, disse para a rádio Tucunaré e site Acesse Notícias, que após o término do prazo de inscrição dos candidatos, nesse momento está ocorrendo o processo de orientação da equipe da secretaria municipal junto aos candidatos, onde eles estão recebendo toda a orientação sobre a gestão administrativa, gestão financeira, gestão de recursos humanos e pedagógica da educação voltada para as escolas municipais.

Inscreveram-se 13 servidores para a eleição do cargo de direção escolar municipal, desse número, somente uma da rede se designou inscrita para uma das escolas. As demais estão com o pleito aberto.

Ao todo três escolas terão disputas entre candidatos sendo as creches Madre Paulina e Tayná, com duas candidatas cada uma. A escola Municipal Calmon Reque também terá duas pessoas disputando o cargo de direção. “Isso, até agora em que estamos em análise de documentação, deferimento e também a formação e orientação que está sendo feita”, complementou a secretária.

Na escola municipal Francisco Sampaio no distrito de Paranorte, nenhuma pessoa se inscreveu para o cargo de diretor da unidade escolar, houve apenas um inscrito para o cargo de coordenador. Segundo explicou Fernanda Alves, a lei de gestão diz que além da eleição, é possível fazer uma indicação quando não tem candidato. “Será analisado todo o quadro de servidores, quadro geral, todos que podem. Depois de analisar os currículos, pode ser feita uma possível indicação”.

A orientação é que os candidatos façam suas propostas em acordo com a plataforma virtual para que chegue aos pais que não puderem ir até a unidade escolar, em virtude da Pandemia. Votam: servidores, pai e mãe do aluno, responsável legal tem direito a um voto e os alunos não votam por nenhum ter acima de 14 anos.

Fonte: Redação/radiotucunare/acessenoticias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br