Juara – Mato Grosso

16 de abril de 2024 03:41

[dataehoranews]

Equipe CTA/SA de Juara vence concurso da Fiocruz representando a região Centro-Oeste . Veja vídeo

Na última edição do concurso IdeaSUS, a equipe do CTA/SAE de Juara-MT brilhou ao ser eleita com o melhor projeto apresentado, um feito notável que colocou em destaque a inovação e dedicação dos profissionais da saúde de Juara e representou todo o Centro Oeste com o melhor projeto.

O projeto, que teve início com as campanhas de Hepatites em 2019, evoluiu significativamente ao abordar a questão da venda indiscriminada da pílula do dia seguinte em drogarias e farmácias do Vale do Arinos, e a falta de encaminhamento para serviços especializados como o CTA/SAE.

O projeto se destacou por sua abordagem direta em educar os profissionais das farmácias sobre o protocolo de PEP (Profilaxia Pós-Exposição), além de realizar testes rápidos para HIV, Hepatite B, Hepatite C e Sífilis, promovendo a saúde e prevenção entre os clientes. A iniciativa também incluiu a distribuição de fluxogramas e banners informativos, visando ampliar o alcance de suas ações preventivas.

Após uma jornada desafiadora, que começou com a inscrição de 336 experiências no COSEMS/MT e passou por diversas etapas de seleção e apresentação, o projeto de Juara conquistou seu lugar no cenário nacional, sendo premiado como a representação do Centro-Oeste no Prêmio IdeaSUS 2023, uma iniciativa que busca reconhecer e apoiar práticas inovadoras no sistema de saúde.

O reconhecimento da FIOCRUZ, em parceria com o CONASEMS, não só valoriza a equipe liderada por Cristiane de Souza Ávila, mas também reforça a importância do direito universal à saúde, da equidade e da democracia.

Em entrevista exclusiva à Rádio Tucunaré, Cristiane compartilhou detalhes sobre o processo criativo e as etapas do projeto, evidenciando o comprometimento e a busca contínua por melhorias no acesso à saúde.

A autora principal do projeto foi convidada a dar continuidade ao trabalho em uma Oficina da Curadoria FIOCRUZ é SUS, sinalizando um futuro promissor para a iniciativa.

Este reconhecimento não é apenas uma vitória para a equipe do CTA/SAE de Juara, mas também um passo significativo para a saúde pública na região e no Brasil, demonstrando o potencial de impacto positivo que iniciativas locais podem ter no panorama nacional de saúde.

Fonte: Radio Tucunaré e Acesse Notícias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br