Juara – Mato Grosso

27 de abril de 2024 23:25

[dataehoranews]

Pescadores de Juara se preparam para o período proibitivo da pesca que iniciará dia 01 de outubro

O Conselho Estadual de Pesca (Cepesca) definiu que o período de Defeso da Piracema em Mato Grosso neste ano de 2020 será de 1º de outubro de 2020 a 01 de fevereiro de 2021, onde o pleno decidiu por unanimidade manter a mesma data dos últimos anos nos rios das Bacias Hidrográficas do Paraguai, Amazonas e Tocantins-Araguaia com base nos estudos de Monitoramento Reprodutivo dos Peixes de Interesse Pesqueiro no estado.

A reunião online, conforme as regras de distanciamento social foi conduzida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da Sema Mato Grosso em 25 de maio deste ano.

A decisão respeitou o contraditório e o debate em plenária entre os conselheiros, que são representantes de diversos órgãos e instituições governamentais, empresariais e sociais.

Os dados técnicos sobre o monitoramento Reprodutivo dos Peixes de Interesse Pesqueiro no estado foram apresentados pela doutora em Ciências Biológicas e professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) , Lúcia Aparecida de Fatima Mateus. Mato Grosso é o único estado a utilizar dados científicos para definir o período de Defeso da Piracema.

Bento Bezerra, presidente da Coloniza “Z16” que representa os pescadores do Vale do Arinos concedeu entrevista a rádio Tucunaré e falou dos procedimentos a serem tomados com relação aos benefícios dos pescadores durante o período indefeso dos peixes que estarão em reprodução. Ele destacou ainda que poderá haver algumas mudanças para dar entrada no seguro desemprego desses profissionais neste ano.

Ouça a entrevista de Bento Bezerra, presidente da Coloniza “Z16”:

 

 

Fonte: Redação/radiotucunare/acessenoticias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br