A Polícia Militar de Juara através do 21º Batalhão do Vale do Arinos está coordenando as ações de fiscalização realizadas pelo Procon e órgãos de vigilância sanitária municipal.
Cabe aos órgãos fazer a aplicação de multa aos estabelecimentos privados que não se adequarem ao uso de máscaras faciais, e vale ressaltar que Mato Grosso foi o primeiro estado do país a instituir o uso obrigatório de máscaras.
A penalidade está prevista no Decreto 465, do dia 27 de abril. O valor da multa é de R$ 80 por pessoa sem máscara dentro das instalações, seja funcionário ou cliente.
Em entrevista a Rádio Tucunaré, o Tenente Coronel PM, Marcelo Moraes, comandante do 21º BPM explicou que essa primeira fase é mais orientativa, e que somente a partir da próxima serão aplicadas as multas caso haja descumprimento do decreto 11.110 do governo estadual.
Para o comandante, a visão é de que a maioria das pessoas está realmente respeitando o cumprimento das medidas e até o momento não houve nenhuma queima por parte dos comerciantes e empresas sobre o desrespeito das medidas preventivas.
Ouça a entrevista do comandante do 21º BPM:
O diretor do Procon de Juara, Amauricio Alves Cordeiro ressaltou que tanto a população, quanto os comerciantes estão cumprindo as medidas preventivas, conforme análises da primeira semana de fiscalização. Ouça a entrevista do diretor do Procon: