baner topo1
Juara – Mato Grosso
Sexta-Feira, 17 de Setembro de 2021

Prefeito e responsáveis pelo projeto do Parque Linear acompanham andamento das obras na Avenida Rio Arinos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

O prefeito de Juara, Carlos Amadeu Sirena, acompanhado com as profissionais que Rosana Silveira, Evelin Montagna, Claúdia Musialak e Thais Vedoveto, estiveram na manhã desta quarta-feira para acompanhar o desenvolvimento do projeto do Parque Linear da Avenida Rio Arinos.

As profissionais DOARAM o projeto do Parque Linear para a Administração Municipal, como um presente para a população juarense.  “Sentimento de agradecimento, pela confiança do prefeito que convocou os profissionais da cidade para estarem fazendo um projeto e nos ficamos felizes pela obra estar sendo executada até mesmo antes do imaginávamos”, Evelin Montagna, Engenheira Civil.

A arquiteta urbanista,  Rosana Silveira, ressalta que esse momento de obras exigirá paciência redobrada da população. “Estamos na Avenida Rio Arinos para conferir o início das obras do projeto de requalificação da Avenida, um projeto que vai trazer qualidade de vida para a cidade, agora é só acompanhar e pedir para a população juarense para ter paciência, pois é uma obra que vai trazer visibilidade e muita qualidade para o município”, disse.

Já a arquiteta urbanista Claúdia Musialak, demonstrou a satisfação em ver o projeto saindo do papel. “Estamos felizes pela obra esta saindo do papel, esse projeto não pensa em apenas deixar a cidade bonita, ele pensa em qualidade para a população”, frisou a profissional.

Além do embelezamento e modernização da área central, a arquiteta urbanista,  Thais Vedoveto, ressaltou os benefícios futuros da obra. “Vamos trazer mais mobilidade para este trecho, assim como terá a pista de caminhada, ciclovia, assim como as próprias pistas de rolagem dos carros, vai trazer uma série de benefícios para o povo de Juara”, concluiu.

Vale ressaltar que o projeto foi doado pelas profissionais e a idéia partiu de uma reunião no mês de janeiro,  com os Profissionais de Arquitetura e Engenharia Civil do município, onde as profissionais em questão prontamente se “voluntariaram” a apresentar uma proposta para atender as necessidades da Avenida Rio Arinos, modernizando-a, mas sem esquecer de prezar pela qualidade de vida da comunidade.

Conheça o Projeto

Projeto urbanístico de requalificação da Av. Rio Arinos, com intervenção no canteiro central atendendo aos seguintes objetivos:

– Aumentar quantidade de vagas de estacionamento;

– Melhorar as condições de tráfego no trânsito entre veículos, pedestres e ciclistas;

– Tornar o espaço público acessível a portadores de deficiência ou com mobilidade reduzida;

– Primar pela qualidade de vida tornando o local um parque linear, sendo um espaço de convivência para pessoas, deixando de lado o rótulo de que uma avenida é estritamente para atender transito de veículos.

Projeto contará com:

Estacionamento – aumento do número de vagas:

O projeto contempla aumento no número de vagas de estacionamento tanto para carros, quanto para motos, além de reservar vagas preferenciais em pontos estratégicos como, próximo a faixas elevadas e parques.

A disposição do estacionamento ao centro na Avenida ocorre em paralelo e em 45º, sendo alternados em quatro trechos.

– trecho 01: Praça dos Colonizadores a Rua Nelson Taborda Lacerda; Lacerda;

– trecho 02: Rua Nelson Taborda Lacerda a Rua Bauru;

– trecho 03: Rua Bauru a Rua Pirapora;

– trecho 04: Rua Pirapora a  Av. Ayrton Senna.

Piso Intertravado – Concregrama

A adoção do Piso Intertravado (concregrama)  nas vagas de estacionamento em 45º, tem o objetivo de criar áreas permeáveis que ajudam no escoamento de águas pluviais para a terra, assim como, na redução do calor, já que sua superfície retém pouco os raios solares,  minimizando as ilhas de calor.

Faixas Elevadas – caminhos acessíveis

Faixas elevadas que se conectam em mesmo nível a ciclorrota compartilhada com pista de caminhada, possibilita caminho a acessível aos que necessitam, bem como segurança aos usuários, tanto aos que meramente estarão utilizando a avenida para estacionamento, quanto para os que estarão fazendo uso de bicicletas, caminhando ou até mesmo desfrutando de rodas de conversa nos três parques instalados ao decorrer de aproximadamente 880 metros do parque linear. O projeto contempla rampas de acessibilidade em todas as faixas de pedestres pintadas.

Ciclorota – Pista de caminhada

A ciclorrota compartilhada com pista de caminhada localizada no centro da Avenida, além de atender a acessibilidade, possibilita interação entre as pessoas,  pois ao mesmo tempo que umas estarão somente estacionando, outras estarão caminhando, pedalando ou desfrutando dos parques para socialização. Outro fator preponderante é a ciclorrota ser protegida em ambos lados por veículos estacionados, trazendo segurança aos usuários.

Parques de Lazer e Convivência Social

Os parques têm o objetivo de tornar a cidade viva, movimentada por pessoas interagindo socialmente, socialmente, trocando experiências, afinal uma cidade que atenda somente estacionamento de veículos se torna vazia e monótona. A cidade deve ser segura, sustentável e saudável. O espaço público deve ser vivo, utilizado por muitos e diferentes grupos de pessoas, onde a simples presença destas, sinalizam quais lugares valem a pena.

Paisagismo e arborização

O projeto contempla o replantio das Palmeiras de porte médio e em boas condições de vida no entorno dos parques de lazer e convivência social. Prevê ainda, que mantenha as palmeiras imperiais no entroncamento da Rua Pirapora até o Semáforo da Avenida Ayrton Senna, com reposição das unidades que já foram retiradas ou que estão sem vida. Nas imediações de faixas de pedestres elevadas e no entorno dos parques haverá o plantio de espécies de pequeno porte, como flores e palmeiras de jardim. A iluminação será mantida, haja vista que foi substituída há pouco tempo, assim, a base dos postes será requadrada para não prejudicar a sustentação e receberá plantas.
Lei Mais:

Projeto do Parque Linear da Avenida Rio Arinos é apresentado à sociedade

Fonte: Diretoria de Imprensa da prefeitura de Juara

Com muito ❤ por go7.site