Juara – Mato Grosso

23 de abril de 2024 00:59

[dataehoranews]

Secretaria de Saúde faz balanço de aquisição de equipamentos para Covid-19 no Hospital Municipal de Juara

Na manhã desse dia 16, a secretaria de Saúde convidou a imprensa de Juara para uma entrevista coletiva, com o objetivo de esclarecer a população sobre as aquisições de equipamentos feitas pelo município, para enfrentar a pandemia no Estado de Mato Grosso e os reflexos em Juara e região do coronavírus.

Silvia Sirena explicou que a sociedade juarense se mobilizou, através do Conselho da Comunidade e adquiriu equipamentos como respiradores, monitores cardíacos e outros, para eventuais pacientes graves com COVID-19, que por ventura necessitem de intubação mecânica.

A secretaria disse que Juara conseguiu se preparar para chegada de um agravo da pandemia, que a sociedade se uniu e juntamente com recursos públicos foi possível montar leitos com ar comprimido, usando recursos próprios do município, oriundos de doações e devolução de R$ 100 mil do poder legislativo, que foi possível comprar 10 bombas de infusão, o que foi possível até o momento, montar 06 leitos de UTI para pacientes graves de COVID-19.

Ela destacou ainda, a gestão solidária com os municípios de Novo Horizonte do Norte e Porto dos Gaúchos, que estão providenciando equipamentos para a montagem de mais dois leitos de estabilização, sendo um de cada município, para possíveis casos, que necessitem vir para Juara, já que o Hospital Municipal local é o hospital de referência para o coronavírus na região.

“Os valores dos equipamentos durante a equipe pandemia sofreram altas absurdas e citou como exemplo, a bomba de infusão, que no ano de 2019 eram compradas por a 4 mil reais, esse ano está custando 10 mil reais cada unidade”. Disse Sílvia.

Uma estação de anestesia também foi adquirida para o centro cirúrgico novo do hospital municipal e alguns são utilizados como respiradores, mas hoje estão sendo vendidos “a preço de diamante”, disse.

Novo Horizonte doou 3 monitores cardíacos e o termo assinado com os municípios, prevê que cada município tenha suporte para um leito, caso haja necessidade, explicou.

Essa gestão solidária faz a diferença e não existe briga”, destacou.

Nesse momento não existe nenhum caso de COVID-19 internado e um quarto está preparado para uma paciente de Porto dos Gaúchos, que está com fratura de fêmur e outras doenças e portanto, não só a população de Juara é assistida no hospital municipal com nascimentos em obstetrícia, na ortopedia, e assim, esse hospital com 34 leitos não é somente para COVID-19 e a população continua sendo bem assistida, assinalou.

Fonte: Diretoria de imprensa da prefeitura de Juara

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br