O mês de julho foi dedicado aos cuidados, orientações e precauções sobre a contaminação das hepatites virais feito pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Juara, uma vez que neste ano de 2020 não houve a campanha “Julho Amarelo” que era realizado todos os anos nesse mês como forma de conscientizar as pessoas sobre os riscos da doença.
Contudo, o CTA fez e continua fazendo as devidas orientações e os testes rápidos na própria unidade, já que leis e decretos proíbe a aglomeração de pessoas para evitar a contaminação do novo coronavirus.
A enfermeira, Cristiane Ávila, coordenadora do CTA explica que em Juara, todas as unidades de saúde de Juara conta com o teste rápido, onde o paciente deve preencher uma ficha com alguns dados e fazer o teste, e em caso dê positivo, a pessoa passar por todo procedimentos de coleta de sangue para saber a sua carga viral.
Os testes rápidos não são agendados, e no CTA, os atendimentos são sem intervalo para o almoço, sendo das 07:00h às 16:00h. O tratamento para as hepatites virais são feitos de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Ouça a entrevista de Cristiane Ávila, coordenadora do CTA :