Juara – Mato Grosso

29 de março de 2024 10:45

[dataehoranews]

Nexa doa 300 novos testes rápidos para auxiliar no combate ao coronavírus em Aripuanã

Mais 300 unidades de testes rápidos para diagnosticar o novo coronavírus foram entregues pela Nexa ao município de Aripuanã. A doação faz parte de uma série de medidas já adotadas pela empresa para conter o avanço da propagação da Covid-19 no município, onde desenvolve o maior empreendimento de mineração do estado de Mato Grosso.
Segundo Rodrigo Fonseca, Gerente Geral de Mineração do Projeto Aripuanã, com essa nova remessa, a empresa já repassou ao município um total de 1.300 testes para Covid-19.  “Em abril, entregamos as primeiras 500 unidades de testes rápidos para diagnóstico do novo coronavírus. Em junho, foram entregues mais 500 testes e agora repassamos mais 300. Medidas como essa refletem o compromisso da Nexa com a saúde e bem-estar da população aripuanense e dos que trabalham no município”, afirma Rodrigo.
A Secretária Municipal de Saúde, Fabrícia Souza, explicou que a doação é bastante oportuna, principalmente no período de pandemia em que várias ações e serviços estão sendo executados para combater o avanço da doença. “Muitas parcerias estão sendo firmadas entre órgãos municipais e o setor privado, como a Nexa, que já disponibilizou, entre outros recursos, um quantitativo de testes rápidos. Esses testes poderão ser utilizados para a população em geral, os quais, associado à outras medidas, que irão contribuir para o monitoramento dos pacientes”.
Investimentos em saúde: Faz parte da política de investimentos da Nexa, no Brasil e Peru, apoiar, entre outras áreas, o fortalecimento da estrutura de saúde pública que atende as comunidades onde atua. Em 2020, por conta da pandemia de Covid-19, a empresa adotou uma série de medidas preventivas e investimentos voluntários na área da saúde, em parceria com a gestão pública local, o Instituto Votorantim, entre outros parceiros, seguindo as diretrizes de segurança, higiene e distanciamento social estabelecidas pelas autoridades de saúde.
Como parte dessa estratégia de prevenção a Nexa também disponibilizou uma UTI aérea para apoiar a gestão de saúde no atendimento aos pacientes que precisam ser deslocados para outros municípios e iniciou, em junho, a testagem para Covid-19 nos mais de 1.800 colaboradores diretos e terceiros que atuam na implantação do Projeto Aripuanã.  Na prática, a Nexa vai testar periodicamente cerca de 10% dos atuais residentes de Aripuanã, que tem aproximadamente 22 mil habitantes.
Cooperação: Em março, a Nexa oficializou um Termo de Cooperação com a Prefeitura de Aripuanã que permitiu à empresa contemplar com um aporte voluntário de R$ 500 mil ao município de Aripuanã, que voltou os recursos também para ações específicas de prevenção e combate à pandemia. A partir do Termo, houve ainda a disponibilização de R$ 668.571,18 para a saúde pública referente ao Termo de Cooperação Técnico-Financeira firmado em 2019 com o poder público.  Essa cooperação se soma, ainda ao apoio da Nexa às ações da gestão municipal para a saúde, fiscalização e Vigilância Sanitária, além de campanhas de prevenção e conscientização para colaboradores e comunidade.

Fonte: TOP NEWS

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br