Durante o período da pandemia do novo coronavírus uma das principais recomendações dos médicos e especialista é que as mãos sejam sempre higienizadas, seja lavando com água e sabão por 20 segundos ou utilizando o álcool gel.
Mas e se o álcool gel acabar e você não estiver perto de uma torneira para lavar as mãos, será que algum produto de limpeza comum pode resolver a situação?
O Dr. Paulo Criado, Coordenador do Departamento de Medicina Interna da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), é categórico ao afirmar que não. Produtos de limpeza não devem ser usados na mão.
Eles contêm concentrações que são irritantes e não são adaptados para a pele humana, podendo causar irritações graves e, mesmo ao serem inalados podem irritar as vias aéreas. Tudo isso além do perigo, caso fiquem ao alcance de crianças, que podem ingerir e provocar graves lesões no esôfago.
A deratologista Natasha Crepaldi reitera que há grandes riscos de dermatite de contato, que podem gerar quadros semelhantes a queimaduras, além de ressecamento e piora de doenças de pele.
A única exceção feita por Paulo é ao detergente de cozinha, que, mesmo ainda sendo irritante para a pele, gera apenas ressecamento da pele em caso de uso frequente e prolongado.
Leia também: Por que animais estão invadindo as cidades durante quarentena?
O recomendado, finaliza o coordenador da SBD, é utilizar um sabonete, especialmente os de uso dermatológico, que possuem pH próximo a 5.