Juara – Mato Grosso

28 de março de 2024 14:58

[dataehoranews]

Não tenho álcool gel, posso usar produtos de limpeza nas mãos?

Durante o período da pandemia do novo coronavírus uma das principais recomendações dos médicos e especialista é que as mãos sejam sempre higienizadas, seja lavando com água e sabão por 20 segundos ou utilizando o álcool gel.

Mas e se o álcool gel acabar e você não estiver perto de uma torneira para lavar as mãos, será que algum produto de limpeza comum pode resolver a situação?

O Dr. Paulo Criado, Coordenador do Departamento de Medicina Interna da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), é categórico ao afirmar que não. Produtos de limpeza não devem ser usados na mão.

Eles contêm concentrações que são irritantes e não são adaptados para a pele humana, podendo causar irritações graves e, mesmo ao serem inalados podem irritar as vias aéreas. Tudo isso além do perigo, caso fiquem ao alcance de crianças, que podem ingerir e provocar graves lesões no esôfago.

A deratologista Natasha Crepaldi reitera que há grandes riscos de dermatite de contato, que podem gerar quadros semelhantes a queimaduras, além de ressecamento e piora de doenças de pele.

A única exceção feita por Paulo é ao detergente de cozinha, que, mesmo ainda sendo irritante para a pele, gera apenas ressecamento da pele em caso de uso frequente e prolongado.

Leia também: Por que animais estão invadindo as cidades durante quarentena?

O recomendado, finaliza o coordenador da SBD, é utilizar um sabonete, especialmente os de uso dermatológico, que possuem pH próximo a 5.

Fonte: R7

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br