Juara – Mato Grosso

17 de abril de 2024 22:29

[dataehoranews]

Vacina da Pfizer pode evitar transmissão do vírus, diz estudo

Pesquisadores do Sheba Medical Center, em Israel, apresentaram nesta quarta-feira (20) resultados de um estudo com 102 pessoas que haviam recebido as duas doses da vacina da Pfizer/BioNTech contra a covid-19 e com uma perspectiva até então nunca relatada.

Segundo o grupo de cientistas, o imunizante pode produzir uma resposta imunológica tão forte a ponto de impedir a transmissão do coronavírus entre indivíduos.

O estudo ainda não foi publicado e não há evidências mais robustas em relação à capacidade da vacina em reduzir a transmissibilidade. Por esta razão, as medidas de distanciamento físico e uso de máscara ainda são exigidas.

A professora que conduziu a pesquisa, Gili Regev-Yochay, salientou, no entanto, que os achados foram “encorajadores e razoáveis ​​para assumir que essas pessoas não serão portadoras [do coronavírus] ou contagiosas, embora isso ainda não seja uma conclusão direta”, de acordo com o site International Business Times.

Ela argumentou que, com base nos níveis de anticorpos identificados nas pessoas vacinadas, seriam suficientes evitar até mesmo que o coronavírus se replicasse no organismo das pessoas que viessem a ser expostas.

Os pacientes chegaram a desenvolver 20 vezes mais anticorpos contra o coronavírus após a segunda dose da vacina. Mas dois deles não produziram defesa — um paciente imunocomprometido e outro que está sendo investigado.

As vacinas contra covid-19 foram desenvolvidas com o propósito inicial de reduzir o maior percentual possível de casos graves de covid-19 e, consequentemente, mortes.

Desta forma, cientistas e laboratórios afirmam que é possível que indivíduos vacinados cheguem a contrair o coronavírus e fiquem com ele no corpo por algum tempo, podendo transmiti-lo.

A capacidade da vacina em quebrar as cadeias de transmissão do SARS-CoV-2 só poderá ser observada quando houver uma grande população vacinada.

Especialistas estimam que o primeiro país onde será possível ter uma percepção disso deve ser Israel, onde quase 30% dos 9 milhões de habitantes já receberam a vacina. É o maior percentual de pessoas imunizadas no mundo.

Fonte: R7

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br