Juara – Mato Grosso

19 de abril de 2024 01:43

[dataehoranews]

Onda de calor sufocante: pelo menos quatro capitais devem bater recorde nos próximos dias

Alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Reprodução: Inmet

A onda de calor que começou a influenciar o Brasil esta semana vai se prolongar até o início do outono, que começa oficialmente no dia 20 de março. Segundo o Climatempo, diversas capitais brasileiras poderão bater recorde de temperatura nos próximos dias.

No momento, o centro do sistema de alta pressão atmosférica está muito forte entre o Paraná, Paraguai e o Mato Grosso do Sul e gera a onda de calor que já eleva as temperaturas, especialmente no centro, oeste e sul de Mato Grosso do Sul e na parte oeste dos estados da Região Sul.

Capital do Tocantins, Palmas teve a tarde mais quente do ano nesta terça-feira (12). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 37,3 °C de temperatura máxima. O recorde anterior era de 37,1 °C, em 7 de janeiro.

Mas a tendência é que Palmas não seja a única capital recordista. As maiores candidatas a superar a marca anual nos próximos dias são São Paulo (SP), com previsão de temperatura de até 35 °C na sexta-feira (15), Campo Grande (MS), com previsão de 37 °C até quinta-feira (14), Rio De Janeiro (RJ), que poderá registrar até 39 °C no próximo fim de semana e Porto Alegre (RS), com máxima prevista em 36 °C na quinta (14).

Outras regiões

Nos próximos dias, segundo o Inmet, as áreas de Roraima e do centro-sul do país terão temperaturas máximas acima de 36 ºC, devido à incidência de uma massa de ar seco e quente.

Com a migração do centro de alta pressão para o Sudeste, as áreas de calor mais intenso ficarão especialmente no Sudeste e Centro-Oeste, enquanto a Região Sul volta a ter pancadas de chuva. Mesmo assim, o calor ainda será intenso nessa área.

Fonte: Pedro Pupulimda CNN*

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br