A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde da Câmara Municipal de Juara entra na reta final de seus trabalhos após meses de investigação sobre a gestão do Hospital Municipal, relacionas, a supostos plantões fantasma, exames biopsia, entre outros fatores.
Na manhã desta segunda-feira, 15 de dezembro de 2025, o vereador Luciano Olivetto relator da CPI concedeu entrevista a Rádio Tucunaré e Portal Acessenoticias, onde falou do relatório final, que será apresentado no mês de fevereiro de 2026, após o recesso Legislativo, onde segundo ele já foram apontadas uma série de irregularidades que já resultou no indiciamento de 07 (sete) pessoas, que agora terão o direito à ampla defesa.
Ainda de acordo com relator da CPI, as apurações identificaram problemas graves, como a existência de plantões médicos considerados “fantasmas”, setores irregulares dentro da unidade hospitalar, falhas no controle de amostras anatomopatológicas e inconsistências nos processos de compra de medicamentos e insumos. As investigações também levantaram indícios de uso inadequado de recursos públicos destinados à saúde municipal, onde ultrapassa as 30 mil páginas em 06 meses de investigações.
Apesar das irregularidades encontradas, os parlamentares ressaltam que o Hospital Municipal de Juara conta com muitos servidores comprometidos, especialmente profissionais de carreira, que mantêm o atendimento à população mesmo diante da falta de estrutura e de pessoal.
Em diversas situações, enfermeiros chegaram a assumir responsabilidades, além de suas atribuições para garantir que os pacientes não ficassem sem assistência
“O trabalho da CPI envolveu uma análise minuciosa de aproximadamente 30 mil páginas de documentos, incluindo prontuários médicos. Em alguns dias, mais de 300 atendimentos foram verificados individualmente para conferir escalas, presença de profissionais e a efetiva realização dos plantões, onde a comissão, constatou que esse esforço teve como objetivo assegurar transparência e produzir um relatório técnico e consistente”, disse o relator.
O presidente da CPI, vereador Zé Galvão explicou que com a entrada da Câmara em recesso, o relatório final será concluído e apresentado em fevereiro, após o término do prazo legal de defesa dos indiciados. A expectativa é de que o documento traga um diagnóstico completo dos problemas enfrentados pelo Hospital Municipal e contribua para corrigir falhas, responsabilizar condutas irregulares e fortalecer a qualidade do atendimento prestado à população de Juara.
“Não julgamos nada, apenas fizemos o apontamentos das irregularidades encontradas mediante a comprovação dos documentos, e quem irá julgar se haverá culpados ou não, será a justiça, foi o que disse o presidente da CPI”.





































































