O município de Juara situado no Vale do Arinos teve novo aumento do índice de infestação do mosquito da dengue, segundo o Levantamento de Índice Rápido (LIRA) realizado no final do mês de abril de 2024 pela Vigilância Ambiental do município.
A ação foi feita pela vigilância ambiental de Juara, sendo este o 3º do mês.
A Bióloga da vigilância ambiental, Arlete Assunção Ramos demonstrou preocupação com essa situação, uma vez que os dados mostram a infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue resultando em notificação de 66 casos de dengue, 10 de Zika e 09 de Chikungunya.
Arlete, o LIRA explica que o Levantamento de Índice Rápido é uma ação solicitado pelo Ministério da Saúde que permite compreender a situação da infestação do mosquito de forma ágil em um tempo muito curto, onde as amostragens foram realizadas nos bairros e quarteirões, constatadas as infestações em poucos dias.
Segundo a bióloga, os resultados positivos de infestação do mosquito saíram de 1.2 para 2.9 dentro do período das chuvas, uma vez que o número correto do seria abaixo de 1.0.
No final do mês de maio deverá ser realizado um novo LIRA para constatação de novos resultados, e diante dos dados alarmantes de infestação, a bióloga, Arlete Assunção Ramos responsável pela Vigilância Ambiental pede que a população tenha compreensão e continue cuidando de seus quintais, mantendo as medidas de prevenção para combater à dengue, adotando medidas preventivas, porque somente através da conscientização e a mobilização de todos podemos evitar a proliferação do mosquito e evitar o aumento de casos de dengue no município.