Juara – Mato Grosso

30 de abril de 2024 06:23

[dataehoranews]

Empaer e secretaria de agronegocio de Juara já fizeram mais de 300 inseminação artificial para produtores

Em Juara, a Empresa Mato Grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural – EMPAER já atendeu mais de 300 produtores com o serviço de inseminação artificial ou inseminação intrauterina é uma técnica de reprodução medicamente assistida que consiste na deposição artificial do sêmen nas vias genitais da fêmea.

O médico veterinário da Empaer de Juara, Alzamir de Oliveira informou que o trabalho é feito por meio de parceria com a Secretaria Municipal do agronegócio de Juara.

Esse trabalho vem sendo feito desde 2023, quando iniciou nos assentamentos, onde os produtores necessitam desse tipo de genética, e depois foi se expandindo nas demais localidades.

Alzamir explica que foram adquiridas um total de 200 doses de sêmem da Raça Holandesa através da Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (SEAF) e mais 100 doses por meio da Secretaria Municipal do agronegócio de Juara.

Devido ao grande sucesso, existem pedidos de outros produtores que já requisitaram doses de sêmem.

Como funciona esse procedimento:

As propriedades são visitadas pelo menos por 02 (duas) vezes, e o trabalho é feito com muita cautela.

Uma das maiores dificuldades enfrentadas para a realização desse procedimento é a questão de local adequado, segundo explicou o médico veterinário responsável pelo trabalho, Alzamir de Oliveira.

A Inseminação Artificial ou Inseminação Intrauterina (IA), é uma técnica de Reprodução assistida na qual os espermatozoides são introduzidos na cavidade uterina através de um cateter. Dessa forma, a fertilização acontece dentro do corpo do animal, assim como aconteceria naturalmente após uma relação sexual.

Nesta, a união do óvulo ao espermatozoide é feita em laboratório, com a posterior colocação do embrião no interior do útero da vaca. A inseminação é chamada homóloga quando é utilizado o sêmen do parceiro e heteróloga quando utiliza um sêmen de doador anônimo (banco de sêmen).

Fonte: acessenoticias/radio Tucunare/Soan de Barros

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br