Juara – Mato Grosso

14 de abril de 2024 15:51

[dataehoranews]

Juara: Moradora do PA Vale do Arinos reclama dos estragos causados pelas chuvas e Presidente da Associação responde.

Juara, MT – A comunidade do Projeto de Assentamento (PA) Vale do Arinos, localizada na região de Juara, tem enfrentado desafios em relação as estradas e pontes que dão acesso à área, devido às fortes chuvas que caíram nos últimos 08 dias.

Essa situação foi reportada por uma moradora e produtora rural de leite, da linha 2 de nome Cláudia, que relatou em vídeo que ela publicou em grupos de whatsapp, sobre os impactos diretos que ela, como moradora está sofrendo, incluindo a interrupção do transporte de leite e a suspensão das aulas para os alunos da região, devido aos estragos causados pelas fortes chuvas.

Cláudia, moradora da Linha 2 do PA Vale do Arinos, compartilhou sua frustração sobre os recentes acontecimentos: “O tanque tá cheio de leite. Ó que o leiteiro veio pegar o leite, só que não passou porque atoleiro na estrada, ponte caída. Já vai fazer oito dias que a ponte caiu. E não vieram arrumar.” Além disso, destacou a situação dos estudantes: “Os alunos do PA Vale do Arino não estudaram vinte dias esse ano.”

A RESPOSTA

Em resposta à situação descrita, Edilamar Prandine, Presidente da Associação Apruter Linha 5, contestou a reclamação e defendeu as ações tomadas pela prefeitura e enfatizou o apoio contínuo ao assentamento e considerou a reclamação injusta.

Edilamar destacou a parceria efetiva com a administração municipal, que resultou na destinação de uma retroescavadeira ao assentamento e na realização de reparos emergenciais nas estradas e pontes. Contudo, os esforços foram comprometidos por uma chuva forte que danificou significativamente a infraestrutura recém-reparada, ocorrido nos últimos 10 dias e vários pontos de atoleiros foram formados e que seria impossível repara-los em poucos dias, mas que em nenhum momento a prefeitura deixou de enviar o socorro e que não seria justo desconsiderar essa ajuda, pois em outros tempos isso não acontecia e quem mora na região sabe. “A gente tem conseguido que a prefeitura esteja junto com a gente. Esse ano, além de estar lá arrumando as pontes e fazendo vários trabalhos, a prefeitura destinou, junto com a Teté Bezerra, uma retro que ficou lá à disposição do assentamento,” afirmou Edilamar.

Chuvas Fortes

A resposta de Edilamar também abordou a complexidade das operações de reparo, especialmente em face de eventos climáticos adversos. Reconhecendo a frustração dos moradores, enfatizou a importância da resiliência e da adaptabilidade, sugerindo alternativas práticas como a produção caseira de derivados do leite para minimizar as perdas.

Este episódio destaca a necessidade de um planejamento eficaz para enfrentar as adversidades naturais que são próprias da região.

Edilamar destacou a importância da comunicação efetiva entre a administração pública, as associações locais do Assentamento e os moradores, fato que não existia há tempos atrás e isso garante que todos estejam informados sobre os esforços de recuperação e possam contribuir para as soluções.

Enquanto a comunidade do PA Vale do Arinos se recupera dos recentes eventos, fica a lição sobre a importância da preparação e da união frente aos desafios, e que essa comunicação precisa ser feita sem sensacionalismo.

Com esforços contínuos de melhorias e um compromisso com o diálogo e a cooperação, espera-se que a região possa enfrentar melhor as adversidades futuras, garantindo a qualidade de vida e a prosperidade dos seus moradores.

Fonte: Rádio Tucunaré e Acesse Notícias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br