Juara – Mato Grosso

30 de abril de 2024 11:20

[dataehoranews]

“Governo Estadual quer retirar garantia orçamentária da Unemat”, diz diretora do Campus de Juara

A Diretora Ana Maria da Unemat Campus de Juara concedeu entrevista a reportagem da Rádio Tucunaré e acessenoticias e faz esclarecimento sobre retirada da garantia orçamentária da constituição de Mato Grosso da entidade por parte do governo estadual.

Ela explica que essa situação anunciada pelo governo de Mato Grosso é muito preocupante para a Unemat que até o ano de 2013 trabalhou sem muito planejamento, ou seja, iniciou na cidade de Cáceres Mato Grosso e vinha funcionado de forma polarizada, isto é, dependendo de emendas parlamentares e outras situações para se instalar em outras cidades, e nesse sentido, o orçamento era restrito.

A partir daquele ano, a Unemat conseguiu segundo a diretora, um grande feito, que foi o de incluir a entidade através de Constituição Estadual em seu Artigo nº 246 a garantia orçamentária para a Unemat, que iniciou em 2% em 2013, vindo gradativamente até o teto de 2,5% alcançado no ano de 2019.

Acontece que no final do ano de 2019, o governador Mauro Mendes levou a  questão ao Supremo Tribunal Federal (STF) alegando inconstitucionalidade dessa ação em seu artigo citado e o Supremo acatou como favorável a ideia do governador.

Ainda de acordo com a diretora, o governo estadual não vinha cumprindo com suas obrigações financeiras e sem os direitos previstos em lei, a situação pode piorar ainda mais.

Ouça na íntegra os esclarecimentos da diretora Ana Maria sobre a questão: 

Confira agora a continuação da entrevista da diretora Ana Maria:

 

 

Fonte: Acessenoticias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br