Juara – Mato Grosso

13 de junho de 2024 07:21

[dataehoranews]

Montanhista morre nos EUA após pedir socorro por conta do frio

O montanhista norte-americano, Christopher Roma Reprodução: redes sociais

Christopher Roma, montanhista experiente de 37 anos, morreu nas Montanhas Brancas de New Hampshire depois de fazer um pedido de socorro no qual disse que estava “com muito frio”, disseram as autoridades. Seu corpo foi recuperado por um helicóptero em meio às rigorosas condições do inverno nos Estados Unidos.

Roma fez o pedido de socorro a conhecidos na noite de terça-feira (16), disse o Departamento de Caça e Pesca de New Hampshire (NHFG, na sigla em inglês) em um comunicado à imprensa de quinta-feira (18). Os conhecidos então contataram o 911.

Os oficiais do NHFG foram informados por volta das 22h20 de terça-feira, disse o comunicado à imprensa.

“Eventualmente, o caminhante fez contato com o NH 911 e foram obtidas coordenadas que o colocaram entre o Monte Bond e o Monte Guyot”, afirmou o comunicado.

Antes de a ligação ser desconectada, Roma disse que “estava com muito frio” em meio a ventos fortes, temperaturas geladas e neve, segundo o comunicado.

As primeiras equipes de resgate partiram por volta das 2h da quarta-feira (17), segundo o comunicado.

Mas os esforços foram atrasados à medida que os socorristas avançavam pela “neve que chegava até a cintura” e ventos fortes. Por sua vez, a Guarda Nacional do Exército de New Hampshire foi contatada para tentar resgatar o montanhista com um helicóptero.

“Ao longo do dia, a Guarda Nacional do Exército de New Hampshire realizou três voos separados para a área de Lincoln, mas nunca conseguiu chegar perto do Monte Guyot devido às nuvens baixas e à pouca visibilidade”, dizia o comunicado. “No início da tarde, as equipes de terra ainda não haviam chegado ao indivíduo.”

Uma equipe do Mountain Rescue Service (Serviço de Resgate nas Montanhas, em tradução livre) alcançou o montanhista às 17h, mas ele foi encontrado morto.

“Foi decidido que todas as equipes de resgate desceriam da montanha durante a noite e uma extração seria planejada para a manhã seguinte”, dizia o comunicado.

Na quinta-feira, as equipes terrestres tentaram um caminho diferente para acessar a área e a Guarda Nacional tentou uma recuperação aérea.

“O teto de nuvens se dissipou um pouco durante a noite, permitindo à Guarda Nacional do Exército de New Hampshire acesso ao Monte Guyot”, dizia o comunicado. “O helicóptero conseguiu pousar e recuperar o corpo do caminhante falecido por volta das 8h30”

Pessoas próximas de Roma organizaram uma campanha de arrecadação para ajudar a família do montanhista a organizar seu funeral.

Fonte: Raja Razekda CNN

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br