Juara – Mato Grosso

2 de dezembro de 2024 21:36

Conheça as duas reclamações mais frequentes no Procon de Juara

O Procon de Juara, atende consumidores do Vale do Arinos recebe todos os tipos de reclamações e nos últimos dias, e com os trabalhos retomados, desde o mês de janeiro de 2023, os números de reclamações são muitos.

Em entrevista a reportagem da Rádio Tucunaré e ao Site Acesse Notícias, Rita de Cassia, Coordenadora do Procon de Juara, falou que as principais reclamações são:

  • Empréstimos consignados não autorizados;
  • Energia elétrica que vem ganhando destaque nos números de reclamações, devido a fatura estar vindo com o valor muito alto para vários consumidores.

A coordenadora explicou que o Procon trabalha na forma de mediação, na tentativa de fazer um acordo entre o consumido e a empresa reclamada, antes que se transforme em um processo judicial.

No Procon ocorre um processo administrativo, onde órgão notifica a empresa mediante as provas apresentadas pelo consumidor e a empresa tem o prazo de 20 dias, para que possa resolver o problema, mas não sendo resolvido, o consumidor sabe deve retornar no Procon, para que então, seja marcada uma audiência de conciliação.

Rita disse, que o consumidor geralmente procura pelo órgão de defesa do consumidor, para que seja diminuído o valor da sua energia, mas existe uma verificação, para ver se realmente o consumidor tem razão da sua reclamação, porque muitas vezes, o valor está correto ou o consumo da energia aumentou e a pessoa acaba não entendendo o motivo da fatura mais cara, por esse motivo, o Procon pede que ao fazer uma reclamação contra a empresa de energia, que leve os talões das faturas dos últimos 6 meses, para fazer a comparação e ver se houve uma mudança no consumo de energia. E se acaso for preciso fazer uma vistoria na casa do consumidor, essa parte fica por conta da empresa de energia.

Fonte: Rádio tucunaré e Acesse Notícias

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