Com a chegada das festas de final de ano e a cultura popular de presentear, o movimento de vendas no comércio aumenta bastante e com eles os estelionatários aproveitam a oportunidade para tentar furtar as pessoas usando diversos tipos de modus operandi.
A coordenadora do Procon de Juara e Vale do Arinos Rita de Cassia, disse em entrevista para a reportagem da Rádio Tucunaré e ao Site Acesse Notícias, que infelizmente vários tipos de golpes vem sendo aplicados ultimamente e é uma situação muito preocupante.
Um dos principais golpes é o bancário, aquele em que os golpistas ligam se passando por funcionários de uma agencia bancária, e as pessoas, que muitas das vezes não tem conhecimento, acabam passando informações de documentos pessoais, número de cartão, senha de cartão etc. e através desses dados informados, os golpistas passam a efetuar compras em nome das pessoas, abrem contas em outras instituições bancarias, fazem empréstimos e muito mais.
O Procon faz então um alerta, para todas as pessoas que se por ventura receberem alguma ligação de pessoa dizendo que é de uma agencia bancária, que desligue a ligação imediatamente e vá pessoalmente até a sua agencia e procure saber se está tudo certo com a sua conta. “Não confie em ninguém, vá até a sua agencia e se possível peça para que troque sua senha, troque o cartão para ter mais segurança para a sua vida financeira”, disse.
Rita de Cassia disse ainda, que infelizmente em Juara e no Vale do Arinos existem muitos casos de golpes sendo aplicados e muitas pessoas tem caído.
As principais vítimas desses golpistas são aposentados ou pensionistas, que recebem ligações de bandidos informando que foi depositado um dinheiro na conta delas pessoas e depois informam, que se a pessoa não quiser, podem fazer a devolução do dinheiro através de um boleto. No momento que a pessoa diz, não querer o dinheiro, eles emitem um falso boleto, que a vítima pessoa paga e fica com a dívida no banco, pois o dinheiro cai direto na conta do bandido e fica só o prejuízo para a pessoa ter que pagar depois.
Na dúvida, as pessoas devem entrar em contato com o Procon antes de aceitar qualquer proposta que envolva pagamentos inesperados.
O Procon atende a toda população de segunda a sexta-feira das 07:00h ás 13:00h ou pode entrar em contato diretamente através do Whatsaap (66) 3556-4499