Juara – Mato Grosso

30 de abril de 2024 08:45

[dataehoranews]

Escola Oscar Soares de Juara desenvolve “Projeto Horta Pedagógica Escolar”

Em 2021 foi desenvolvido através do governo do Estado por meio das secretarias Estaduais de Educação (SEDUC/MT) e de Agricultura Familiar (SEAF), um projeto denominado “Projeto Horta Pedagógica Escolar” que abrange um total de 151 escolas em todo Estado.

Entre essas 151 unidades, em Juara, a Escola Estadual, Oscar Soares, uma das pioneiras no município foi uma das contempladas pelo Projeto Horta Pedagógica Agroecológica.

Os investimentos ficaram na ordem de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) e o objetivo é fomentar a agricultura familiar e o empreendedorismo na rede estadual de educação.

As seleções são validas para as escolas das modalidades campo, quilombola, indígena e urbanas.

Cada unidade escolar recebeu um total de R$ 6.500,00 (seis mil quinhentos reais) cada, isso para as não específicas da agrícola.

Na Escola Estadual, Oscar Soares foram construídos 08 canteiros através de uma parceria com o Sistema Prisional de Juara (cadeia pública), onde os recuperandos fizeram todo o trabalho de construção e base e levantamento dos canteiros, conforme disse o professor Luiz Eduardo coordenador do projeto.

Vários projetos alunos de ensino médio que participaram do projeto não tinham conhecimento de como preparar o solo para o plantio, mas estão tendo bons desempenhos diante do novo desafio de ensino, onde são atendidos um total de 11 turmas dos 1º anos que trabalham na teoria e na prática.

O professor Luiz Eduardo coordenador do projeto explica que vários professores estão envolvidos na ação do Projeto Horta Pedagógica Agroecológica. As turmas giram em torno de 30 a 35 alunos, e todos estão muito interessados e cada sala de aula ficou com um canteiro para desenvolver seus trabalhos.

O foco principal não é tanta produção, mas sim ter mais respeito com o meio ambiente e mostrar a eles o preparo do solo, tratar melhor o meio ambiente, além de servir como um laboratório vivo.

Nesse contexto estão sendo trabalhados várias disciplinas, como química, matemática, artes, língua portuguesa, entre outras.

O coordenador do projeto, professor Luiz Eduardo enfatizou ainda a parceria da secretaria de cidades através do secretário Salvador Pizzolio Alves que cedeu os caminhões de terra para a construção dos canteiros de hortaliças.

Pedro Zarlan, diretor do Sistema Prisional destacou a importância desse trabalho de parceria que perante a lei favorece o recuperando, sendo que a cada dois dias trabalhado, ele reduzem um dia de pena cumprida perante a justiça.

 

Fonte: acessenoticias/radio Tucunare

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br