Problemas com documentais, sobre tudo, o CPF poderá gerar cancelamento de pessoas que recebem benefícios do Governo Federal proveniente do Cadastro Único (CAD).
Em Juara existem várias pessoas, e famílias que estão em situação pendentes com suas documentações referente a analises de dados no Sistema do Cadastro Único, e caso não regularizem a situação dentro do prazo previsto poderá ter o benefício cancelado, seja Bolsa Família ou até mesmo outros benefícios.
A coordenadora do CadÚnico em Juara, Vilma Santoro explica que essa atualização precisa ser feita com urgência para evitar transtorno futuros, fato que poderá ocorrer já a partir do mês de abril deste ano.
O número de pessoas/famílias em Juara que constam irregularidades em seus cadastros passa de 400, e a equipe do CadÚnico está disponibilizando uma lista com alguns nomes no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
O problema é resultado, na maioria das vezes de pessoas que recebem o benefício, mas depois arruma um trabalho, assina a carteira de trabalho e não atualiza o cadastro único, e permanece recebendo como se ainda estivesse necessitando.
Caso os beneficiários pendentes não regularizem a situação até o final do mês de abril deste ano, todos os cadastros em processo de averiguação ou revisão cadastral serão automaticamente excluídos.
Conforme disse a coordenadora do CadÚnico em Juara, Vilma Santoro, o CAD engloba os benefícios do Bolsa Família, tarifa de baixa renda de energia, Benefício de Prestação Continuada (BPC), pessoas portadoras de deficiência, idosos e cadastros de habitação, e todos esses poderão ser excluídos se estiverem em situação irregular.
Quem tiver dúvidas poderá procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e verificar se seus dados estão atualizados no Cadastro Único, e evitar a exclusão automática no final do mês abril.