Encerrou neste sábado, dia 29, de Outubro em Juara, a Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos.
Em entrevista á Rádio Tucunaré e ao site Acesse notícias, o médico veterinário João Vitor da Cruz, disse que nesse ano, a campanha, que costuma sempre acontecer, teve pouca procura por parte da população, segundo o veterinário , a vacinação foi não alcançou os índices esperados e por isso, a campanha de vacinação , a nível nacional , teve que ser prorrogada, devendo ser encerrada no dia 30 de outubro.
Ele ressaltou ainda , que em Juara nunca foi preciso fazer pontos extras para estarem vacinando os animais, afim de cumprir a meta que o governo federal estipula, e dessa vez, tiveram que fazer quatro pontos extras.
“A gente não sabe o porquê isso está acontecendo, não é só na campanha para animais, mas também está acontecendo nas campanhas de vacinações em humanos também, que está tendo baixos índices de vacinação’’, disse João Vitor da Cruz.
O veterinário João Vitor da Cruz, explicou que o ponto extra colocado no bairro Porto Seguro, anexo ao Sopão Fraterno foi o último da campanha e que também teve uma baixa procura pela vacinação.
Mas através dos outros pontos extras que já fizeram por outros bairros da cidade, fez com que conseguissem cumprir a meta estipulada. E as vacinas antirrábica animal continuaram disponíveis na Unidade de Vigilância em zoonoses (UVZ). Saída para Juína, que é um ponto fixo de vacinação, das 07:00h ás 11:00h e das 13:00h ás 17:00h.
Ele pede para que a população nas próximas campanhas que estão por vir, tanto animal quanto nas campanhas humanas, que compareçam nos pontos para que a vacina venha a surtir o efeito para qual foi feita, tanto para a saúde do animal, quanto para a saúde humana.
Ele destacou ainda, que infelizmente devido à falta de procura por vacinarem, doenças que estavam erradicadas no país, voltaram a aparecer em alguns Estados do Brasil.