Juara – Mato Grosso

13 de dezembro de 2024 04:24

Incêndios na zona rural de Juara preocupa agentes da Defesa Civil: “fogo sem controle”. Veja vídeos

Incêndios incontroláveis começam a assurgir no município e Juara. Vários relatos chegaram a reportagem da Rádio Tucunaré de que o Assentamento P.A Vale do Arinos e Porta do Céu, entre região de Itapaiúna e Distrito de Paranorte tem focos de incêndios.

A Defesa Civil de Mato Grosso nos últimos dias tem emitido alertas devido aos índices alarmantes de baixa umidade relativa do ar que está entre 20 a 12%. No boletim enviado para a rádio Tucunaré (dia 24), o risco de incêndios florestais e o prejuízo a saúde, com a presença de ressecamento da pele, nos olhos, nariz são apontados.

Além da baixa umidade relativa do ar, as altas temperaturas e eventos mais fortes, que ocorrem nesta época do ano, propiciam os incêndios na zona rural que pode ser provocado por fundo de garrafa, bituca de cigarro ou queima criminosa.

Produtores confirmam a presença de 4 viaturas do IBAMA, e 2 carros do Corpo de Bombeiros na região em busca de conter as chamas e descobrir as causas.

A notícia é que vários pontos do município vem constatando focos de incêndios e apesar da luta das brigadas e dos produtores Rurais em conter os focos de incêndio, as condições naturais não colaboram.

Na manhã deste dia 25, quinta-feira, a zona urbana amanheceu sob “cortina” de fumaça, como reflexo dos incêndios que vem acontecendo no campo.

Na tarde do dia 24 durante o programa espaço um agente da Defesa Civil enviou vídeo mostrando um incêndio.

O agente está no município de Juara, e relata em vídeo que pertence a nona região, que o local está distante 100 Km da zona urbana de Juara, na comunidade Porta do Céu, e pelos seus cálculos, cerca de 5.000 mil alqueires de terra foram consumidos e continua queimando.

Ele considera aquele fogo sem controle e narra, que vários fazendeiros e várias pessoas tentaram conter o fogo, mas sem sucesso e inclusive o corpo de bombeiros esteve presente, mas também não conseguiu, pois é considerado fogo sem controle.

No vídeo o a gente não soube informar se o fogo tem causa criminosa ou não depois de ter perguntado para várias pessoas da região ninguém soube informar, de que maneira ele começou.

O agente cita a importância da reportagem da Rádio Tucunaré noticiar esses fatos, que causam prejuízos para o meio ambiente, aos produtores rurais que perdem sua produção e seus investimentos, flora e fauna e também para a saúde humana, devido o mal que a fumaça faz.

Assista ao vídeo do agente e outros que circulam pelas redes sociais relatando focos de incêndios.

Fonte: Rádio Tucunaré e Acesse Notícias

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.