Juara – Mato Grosso

19 de abril de 2024 13:07

[dataehoranews]

Médico responsável pelo Banco de Sangue de Juara reforça a importância da Campanha da Medula Óssea

O Médico clinico, Dr. Antônio de Pádua responsável pelo Banco de Sangue, Hemocentro de Juara fala da importância da vinda da Carreta de Hemoterapia que virá de Cuiabá para realizar cadastros de doador de medula óssea em Juara dos dias 21 à 23 de junho de 2022.

Ele explicou que a medula óssea é um tecido gelatinosos encontrado no interior dos ossos, sendo essa estrutura responsável pela produção dos componentes figurados do sangue: hemácias, leucócitos e plaquetas. A medula óssea pode ser classificada em medula óssea vermelha e em medula óssea amarela.

Hoje, segundo o médico há uma grande demanda em todo Brasil, e por isso é importante que os jovens e pessoas com idade entre 18 e 35 anos compareçam nessa campanha que é de suma importância para a saúde e o salvamento de vidas.

O Dr. Ressaltou que quanto a idade não há discriminação, mas sim porque a maioria das pessoas com as idades acima citadas estão livres das comorbidades e podem ajudar de forma espontânea a salvar vidas, sem contar que, assim que fizerem a doação passarão por bateria de exames, o que lhe dará direito a ser doador ou não, conforme o resultado.

Já o enfermeiro, Almir Rogério, coordenador do Hemocentro tranquilizou a todos e disse que o procedimento é fácil, apenas o preenchimento de um formulário com informações pessoais e doa uma amostra com 05 ml de sangue para exame de Histocompatibilidade – HLA que estuda as características genéticas do voluntário cadastrado.

Somente após essas análises, o resultado é inserido no banco de dados e as informações são cruzadas com o Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (Rereme) sob a coordenação do Instituto Nacional do Câncer (Inca) que faz a busca ativa de doadores compatíveis.

Fonte: acessenoticias/radio Tucunare

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br