Juara – Mato Grosso

15 de junho de 2024 13:55

[dataehoranews]

Nova onda do covid-19 tirou Juara de 0 casos para 44 casos ativos em uma semana.

A pandemia por covid-19 está longe de acabar, pois cada vez que diminuem os casos e chegando até zerar, nos municípios do Vale do Arinos, surge uma nova onda com uma nova variante.

De acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde de Juara n° 278, divulgado neste dia 06 de Dezembro, Juara tem 44 casos ativos da doença, sem nenhum paciente internado em enfermaria ou entubado.

Uma nova variante da COVID-19 foi detectada no Rio Grande do Norte. O Laboratório Central Dr. Almino Fernandes (Lacen/RN), referência estadual no diagnóstico da doença e de Vigilância Genômica, identificou a presença da BE.9 no estado. A variante é uma evolução da sublinhagem BA.5.3.1, ou seja, uma Ômicron da linhagem BA.5.

Hoje os sintomas da COVID-19 são similares aos da gripe e do resfriado comum. O paciente infectado pode ter coriza, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, dor no corpo, cansaço e febre.

Esses sintomas podem ser combinados ou aparecerem sozinhos, a depender da gravidade do caso. Especialistas recomendam que as pessoas sintomáticas façam teste de COVID-19 para que possam tomar os cuidados corretos de isolamento e, se necessário, de tratamento.

Diagnosticado corretamente, o paciente tem mais chances de tratar a doença de forma a não evoluir para quadros clínicos graves. Além disso, ao aderir ao protocolo de uso de máscaras, ele não coloca outras pessoas em risco de contaminação.

Se possível, é recomendado fazer o teste laboratorial. Diferentemente dos autotestes de farmácia, eles notificam os resultados ao governo, colaborando para que o Ministério da Saúde e os cientistas monitorem o avanço da doença no País e, assim, tomem as medidas necessárias.

 

 

Fonte: Rádio Tucunaré e Acesse noticias com tribuna do Norte

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br