Neste dia 08 de março de 2023, diversos setores da sociedade, entre comércios e entidades públicas realizaram confraternização em seus estabelecimentos ou até mesmo em vias públicas, como foi o caso da Polícia Militar do 21ª Batalhão da Polícia Militar de Juara.
Logo nas primeiras horas da manhã, os Policiais Militares com duas viaturas e através de parceria com uma instituição de ensino privado realizaram panfletagem na Avenida Rio Arinos sobre a conscientização e combate a violência contra a mulher.
A 3º Sargento PM Helena Portela que integra a Patrulha Maria da Penha em Juara juntamente com o 2º Sargento PM Flademir disse que esse é apenas um ato simbólico e ressaltou que o dia das mulheres são todos os dias, e a mulher em si precisa buscar sua valorização dentro do contexto social, no lar e em qualquer lugar fazendo valer seu direito de ir e vir amparado pela lei.
No dia 8 de março de 1.917, um grupo de operárias saiu às ruas para protestarem contra a fome e contra a Primeira Guerra Mundial, onde elas foram fortemente repreendidas e o episódio acabou dando início à Revolução Russa.
Desde então, o movimento internacional socialista adotou a data como o Dia internacional da Mulher e as comemorações e passaram a ser realizadas no mesmo dia em vários países.
A data do dia 08 de março também relembra as lutas sociais, políticas e econômicas das mulheres, cuja ideia de uma comemoração anual que surgiu depois que o Partido Socialista da América organizou o Dia das Mulheres, em 20 de fevereiro de 1.909 em Nova York, onde foi realizada uma jornada de manifestação pela igualdade de direitos civis e em favor do voto feminino.