Juara – Mato Grosso

26 de abril de 2024 22:29

[dataehoranews]

Psicóloga de Juara ressalta a importância dos tratamentos contra a depressão considera o mal do século

rede social

Diante dos casos alarmantes de suicídios que ocorreram nos primeiros 06 meses do ano em Juara, sendo 02 deles como modos operantes parecidos, envolvendo problemas de questão família conjugal, psicólogas e pastores se manifestaram a respeito do caso.

A reportagem da Rádio Tucunaré e acessonoticias ouviu com exclusividade a psicóloga Renta Meire da Silva do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), unidade de Juara, onde ela fez relatos dizendo que várias pessoas tem procurado a unidade do Caps para tratamento de transtornos mentais envolvendo laços familiares entre outros, e conclamou que é importante que as pessoas que já estão em tratamentos continue fazendo os acompanhamentos psicológicos e tomando as medicações que lhe são indicadas e propostas.

“A família em si também pode contribuir com isso incentivando a pessoa com problemas de depressão a se tratar, porque o problema é mais sério do que se imagina, e não é brincadeira e nem frescura”, disse psicóloga Renta Meire.

Vários fatores podem levar a depressão, conforme foi destacado por ela.

Considerada como o mal do século, essa doença chamada de ‘Depressão’ atinge mais de 350 milhões de pessoas no mundo e causa diversos impactos nas atividades diárias da pessoa que possui a doença.

A estimativa é que 19% da população mundial possua depressão em algum momento da vida, e é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a doença que mais produz incapacidade funcional em todo o mundo.

Mas afinal, o que é depressão e quais são os sintomas?

“A depressão, segundo a psicologia é uma doença biológica que tem um fundo psicológico junto, mas afeta várias esferas da vida da pessoa.

Uma das principais características da depressão é a deficiência de substâncias neurotransmissoras, como a serotonina. A doença é categorizada como um quadro marcado por cinco ou mais dos seguintes sintomas:

  • Presença de humor triste ao longo de quase todo o dia, na maior parte dos dias,
  • Perda de interesse e prazer nas suas atividades rotineiras,
  • Ganho ou perda de peso sem estar fazendo dieta,
  • Redução ou aumento de apetite quase todos os dias,
  • Insônia ou excesso de sono quase todos os dias,
  • Agitação ou lentidão psicomotoras observáveis por outras pessoas,
  • Sentimentos de inutilidade ou culpa excessiva ou inapropriada,
  • Capacidade diminuída para pensar, se concentrar e tomar decisões,
  • Pensamentos recorrentes de morte ou ideação suicida.

 

Fonte: acessenoticias/radio Tucunare

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br