Juara – Mato Grosso

18 de abril de 2024 08:56

[dataehoranews]

Secretaria de Agronegócio implanta Unidade de Referência Tecnológica em bananicultura em Juara, em parceria com a Empaer

Diretoria de imprensa da prefeitura de Juara

A Secretaria de Agronegócio em parceria com a Empaer, está montando em Juara uma Unidade de Referência Tecnológica para o cultivo de uma nova espécie de bananas, a BRS Princesa. Trata-se de um híbrido de banana tipo Maçã. A variedade foi desenvolvida pela Embrapa e multiplicada em laboratório.

O Secretário Raphael Semensato conseguiu através da SEAF – Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e com a indicação da Deputada Estadual Janaína Riva, trazer para Juara 750 mudas. Dessas, 500 mudas serão plantadas na propriedade do senhor José Antônio Marcilio. A ideia inicial é fazer do plantio, um canteiro de mudas para fornecer à outros produtores que tiver interesse em cultivar a variedade. Outras 250 mudas foram destinadas à produtores da Comunidade Água Boa.

Mayra Alencar que é Engenheira Agrônoma da Empaer disse que o trabalho em conjunto entre a Secretaria de Agronegócio e a Empaer é sempre importante pois visa atender diretamente o produtor rural. “Essa Unidade de Referência Tecnológica em bananicultura será muito útil, pois são muitas mudas que irão gerar vaias outras mudas e servirão a outros produtores locais”, disse Mayra.

O senhor José Antônio Marcilio que é proprietário da área onde o experimento será realizado já é produtor de bananas, em sua propriedade ele possui hoje mais de 2500 pés de bananas maça irrigada. José se diz confiante no teste com a nova variedade principalmente contando com a assessoria técnica da Secretaria de Agronegócio e da Empaer. Jose disse também que a BRS Princesa pode ser uma saída para os pequenos produtores terem novas variedades para produzir e ofertar no comércio.

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br